meu dia em oração
Eu Te agradeço, Senhor. Na presença dos Anjos eu canto para Ti
Em Filipos, uma escrava possuía um espírito de adivinhação. Ela era explorada por seu patrão, a quem propiciava alto lucro. Paulo e Silas a libertaram e foram acusados pelo patrão de provocar desordem na cidade. O texto de Atos narra a reação do povo e dos magistrados, e os sinais do Céu que se seguiram.
1ª Leitura
A multidão se amotinou contra Paulo e Silas. Os magistrados rasgaram as vestes deles e mandaram açoitá-los com varas. Depois de açoitá-los bastante, eles os lançaram na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda segurança. Ao receber essa ordem, o carcereiro os levou para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco. À meia noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus; os outros companheiros de prisão escutavam. De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram. O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se. Mas Paulo gritou: «Não faça isso! Nós estamos todos aqui.» Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. Conduzindo-os para fora, perguntou: «Senhores, que devo fazer para ser salvo?» Paulo e Silas responderam: «Acredite no Senhor Jesus, e serão salvos você e todos os da sua casa.» Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua casa. Na mesma hora da noite, o carcereiro os levou consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. A seguir, foi batizado junto com todos os seus. Depois, fez Paulo e Silas subir até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter crido em Deus. (At 16,22-34)
Salmo ou Hino
Eu Te agradeço, Senhor. Na presença dos Anjos eu canto para Ti. Eu me prostro e agradeço teu Amor e Fidelidade, pois a tua Promessa supera a tua fama. Quando eu gritei, Tu me ouviste, e aumentaste a força em minha alma. Estendes o braço contra a ira do meu inimigo. O Senhor fará tudo por mim. O teu Amor é para sempre! Não abandones a obra de tuas mãos! (Sl 138,1-3.7c-8)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus continuava conversando com os seus Apóstolos: «Mas agora Eu vou para Aquele que Me enviou. E ninguém de vocês pergunta para onde Eu vou? Mas porque Eu lhes disse essas coisas, a tristeza encheu o coração de vocês. Entretanto, Eu lhes digo a Verdade: é melhor para vocês que Eu vá embora, porque, se Eu não for, o Advogado não virá para vocês. Mas se Eu for, Eu O enviarei. Quando o Advogado vier, Ele vai desmascarar o mundo, mostrando quem é pecador, quem é o Justo e quem é o condenado. Quem é pecador? Aqueles que não acreditaram em Mim. Quem é o Justo? Sou Eu. Mas vocês não Me verão mais, porque Eu vou para o Pai. Quem é o condenado? É o príncipe deste mundo, que já foi condenado.» (Jo 16,5-11)
Vivendo a Palavra
Devemos ter sempre em mente o que disse Jesus: «É melhor para vocês que Eu vá embora…» Usando expressão tão forte, Ele desejava mostrar aos Apóstolos e a nós, Igreja de todos os tempos, a importância fundamental da Presença do Espírito Santo em nós e entre nós. Peçamos ao Pai o dom da gratidão: que saibamos reconhecer a eterna Presença do Espírito Santo que nos é dado e mora em nós.
Oração Final
Pai muito amado, desde sempre e para sempre Tu és Deus! Dá-nos a certeza de que não estamos sós, que caminhamos neste Planeta-jardim encantado encharcados pelo teu Espírito. Ele nos encoraja a viver o Amor a Ti, Pai querido, que se concretiza no amor aos peregrinos que nos acompanham na nossa caminhada de volta à Casa Paterna. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.