meu dia em oração
Eu Te agradeço, Senhor, de todo o meu coração
O Profeta falava a Sobna, ambicioso administrador do palácio em Jerusalém: Vou remover você do seu cargo, vou afastá-lo da sua função. Nesse mesmo dia, vou convocar o meu servo Eliacim, filho de Helcias, vesti-lo com a túnica que pertencia a você e firmar-lhe a cintura com o cinturão que você usava; colocarei nas mãos dele o poder que era seu. E ele será como um pai para os habitantes de Jerusalém e para a Casa de Judá. Colocarei a chave da Casa de Davi sob sua responsabilidade: quando ele abrir, ninguém poderá fechar; quando ele fechar, ninguém poderá abrir. Vou fincá-lo como prego em lugar firme, e o desempenho do seu cargo será de prestígio para a Casa do seu pai. (Is 22,19-23)
1ª Leitura
Como são profundas a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus! Como são insondáveis as suas decisões, e como são impenetráveis seus Caminhos! Quem poderá compreender o Pensamento do Senhor? Quem foi o seu conselheiro? Quem Lhe emprestou alguma coisa, para que Ele tenha algo a devolver? Porque todas as coisas vêm dele, por meio dele e vão para Ele. A Ele pertence a Glória para sempre. Amém. (Rm 11,33-36)
Salmo ou Hino
Eu Te agradeço, Senhor, de todo o meu coração. Na presença dos Anjos eu canto para Ti. Eu me prostro em direção ao teu Santuário, e agradeço ao teu Nome, por teu Amor e Fidelidade, pois a tua Promessa supera a tua fama. Quando eu gritei, Tu me ouviste, e aumentaste a força em minha alma. Todos os reis da terra Te agradeçam, Senhor, pois eles ouvem as promessas de tua boca. Cantem os caminhos do Senhor, porque a Glória do Senhor é grande! O Senhor é sublime, mas olha para o humilde, e conhece de longe o soberbo. Quando eu caminho entre perigos, Tu me conservas a Vida. O Senhor fará tudo por mim. Senhor, o teu Amor é para sempre! (Sl 138,1-3.6.8bc)
Evangelho do dia
Jesus chegou à região de Cesareia de Filipe, e perguntou a seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» Eles responderam: «Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos Profetas.» Então Jesus perguntou-lhes: «E vocês, quem dizem que Eu sou?» Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho do Deus Vivo.» Jesus disse: «Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no Céu. Por isso Eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no Céu, e o que você desligar na terra será desligado no Céu.» Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que Ele era o Messias. (Mt 16,13-20)
Vivendo a Palavra
Se nós, hoje, ouvindo essa pergunta de Jesus – “E você, quem diz que Eu sou?” – repetirmos aquela mesma resposta que aprendemos, decoramos e sempre dizemos, será muito pouco: estaremos confessando que paramos no tempo. O Cristão não responde apenas com palavras, mas com uma caminhada viva e confiante, sempre renovada, seguindo as pegadas de Jesus e o seu exemplo de dinamismo criativo para anunciar o Reino do Pai.
Oração Final
Pai, que muito amamos, ilumina a nossa Fé, para que a tentação da rotina e da mesmice não prevaleça. Assim, mesmo respeitando a Tradição, não seremos seguidores preguiçosos e satisfeitos, mas participativos, alegres, atentos e abertos ao Novo – que é a marca característica do Espírito do Reino de Amor. Por Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.