meu dia em oração
Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu
Elias desejou a morte: «Senhor! Tira a minha vida, porque não sou melhor que meus pais». Deitou-se debaixo da árvore e dormiu. Então um anjo o tocou: «Levante-se e coma». Elias se levantou, comeu e caminhou até o Horeb, a montanha de Deus. (1Rs 19,4-8)
1ª Leitura
Não entristeçam o Espírito Santo, com que Deus marcou vocês para o dia da libertação. Afastem de vocês qualquer aspereza, desdém, raiva, gritaria, insulto e todo tipo de maldade. Sejam bons e compreensivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou a vocês em Cristo. Sejam imitadores de Deus, como filhos queridos. Vivam no amor, assim como Cristo nos amou e se entregou a Deus por nós, como oferta e vítima, como perfume agradável. (Ef 4,30-5.2)
Salmo ou Hino
Vou bendizer ao Senhor. Que os pobres ouçam e repitam: Ele é grande! Juntos exaltemos seu nome. Consultei ao Senhor, Ele me livrou dos temores. Olhe para Ele e o seu rosto não ficará envergonhado. Este pobre gritou, o Senhor ouviu. O anjo acampa ao redor dos que o temem e os liberta. Provem e vejam como o Senhor é bom: feliz o homem que nele se abriga. (Sl 34,2-9)
Evangelho do dia
As autoridades dos judeus começaram a criticar, porque Jesus tinha dito: «Eu sou o pão que desceu do céu.» E comentavam: «Esse Jesus não é o filho de José? Nós conhecemos o pai e a mãe dele. Como é que ele diz que desceu do céu?» Jesus respondeu: «Parem de criticar. Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrai, e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: ‘Todos os homens serão instruídos por Deus’. Todo aquele que escuta o Pai e recebe sua instrução vem a mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. O único que viu o Pai é aquele que vem de Deus. Eu garanto a vocês: quem acredita possui a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os pais de vocês comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desceu do céu: quem dele comer nunca morrerá.» E Jesus continuou: «Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida.» (Jo 6,41-51)
Vivendo a Palavra
O texto ressalta a centralidade da fé em Jesus Cristo, o Pão Vivo que desceu do Céu. Ele é o único que viu o Pai; é a porta, o caminho e o alimento que nos sustenta e nos levará ao abraço eterno do Pai Misericordioso. A tentação em que não poucas vezes nós caímos é nos fixarmos não no centro, mas na periferia da nossa fé.
Oração Final
Pai Santo, nós agradecemos pelo Pão Vivo que nos deste e permanece conosco, como prometido, até o fim dos tempos. Dá-nos também, Pai querido, discernimento, força e perseverança para seguirmos em todos os passos de nossa vida o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.