meu dia em oração
Eu Sou o pão da vida, quem vem a Mim não terá mais fome
No processo que levou à morte de Estêvão aparece, sutilmente, o nome de Saulo. O testemunho do primeiro mártir preparou o campo para a conversão daquele que viria a se tornar Paulo, o Apóstolo dos Gentios – instrumento que o Espírito usou para transformar uma seita do judaísmo em religião universal.
1ª Leitura
Estêvão completou o seu discurso diante dos seus julgadores: «Homens teimosos, insensíveis e fechados à vontade de Deus! Vocês sempre resistiram ao Espírito Santo. Vocês são como foram seus pais! A qual dos profetas os pais de vocês não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciavam a vinda do Justo, do qual agora vocês se tornaram traidores e assassinos. Vocês receberam a Lei, promulgada através dos Anjos, e não a observaram!» Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. Repleto do Espírito Santo, Estêvão olhou para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus, de pé, à direita de Deus. Então disse: «Estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem, de pé à direita de Deus.» Então eles deram fortes gritos, taparam os ouvidos e avançaram todos juntos contra Estêvão. Arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. Atiravam pedras em Estêvão, que repetia esta invocação: «Senhor Jesus, recebe o meu espírito.» Depois dobrou os joelhos e gritou forte: «Senhor, não os condenes por este pecado.» E, ao dizer isso, adormeceu. Saulo era um daqueles que aprovavam a morte de Estêvão. (At 7,51-8,1a)
Salmo ou Hino
Vem depressa libertar-me! Sê para mim uma fortaleza; pois o meu rochedo és Tu: guia-me, conduze-me! Em tuas mãos entrego o meu espírito. Resgata-me! Quanto a mim, eu confio no Senhor. Dançarei de alegria com teu Amor. Faze brilhar tua Face sobre o teu servo. Tu os escondes onde escondes a tua Face, longe das intrigas humanas. (Sl 31,3cd-4.6ab.7b.8a.17.21ab)
Evangelho do dia
Naquela hora, alguns da multidão perguntaram: «Que sinal realizas para que possamos ver e acreditar em Ti? Qual é a tua obra? Nossos pais comeram o maná no deserto, como diz a Escritura: ‘Ele deu-lhes um pão que veio do Céu’.» Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: Moisés não deu para vocês o pão que veio do Céu. É o meu Pai quem dá para vocês o verdadeiro Pão que vem do Céu, porque o Pão de Deus é Aquele que desce do Céu e dá Vida ao mundo.» Então eles pediram: «Senhor, dá-nos sempre desse Pão.» Jesus disse: «Eu Sou o pão da vida. Quem vem a Mim não terá mais fome, e quem acredita em Mim nunca mais terá sede.» (Jo 6.30-35)
Vivendo a Palavra
A fé é um salto no escuro. Ela não é gerada por sinais e prodígios, mas gera milagres. Fé não é a demonstração racional e lógica, como se fosse um teorema matemático, mas expressa a nossa entrega confiante e agradecida nos braços do Pai Misericordioso. Uma experiência de vida que, ao fazê-la, descobrimos que ela é o Caminho da Alegria e da Felicidade.
Oração Final
Pai Santo, que estás no Céu e, estando também em nós, trazes contigo o Céu para este Planeta-jardim que nos emprestas; faze de nós fontes do Amor que já mora em nossos corações; que a tua Luz não seja embaçada por nosso egoísmo, mas brilhe para iluminar o caminho que é nosso e dos companheiros que nos deste nesta vida. Por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.