meu dia em oração
Eu sou o Pão da Vida, quem vem a Mim não terá mais fome
No livro dos Atos dos Apóstolos, o foco da narração vai se transferindo para a figura de Saulo. Em meio às perseguições, de que ele ainda participava ativamente, os discípulos de Jesus anunciavam a Boa Notícia da chegada do Reino de Deus. E o Espírito Santo mostrava sua presença na Igreja nascente.
1ª Leitura
Naquele dia, desencadeou-se uma grande perseguição contra a igreja de Jerusalém. E todos, fora os apóstolos, se espalharam pelas regiões da Judeia e da Samaria. Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e fizeram um grande luto por causa dele. Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para colocá-los na prisão. E aqueles que se dispersaram iam de um lugar para outro, anunciando a Palavra. Filipe desceu a uma cidade da região de Samaria e aí começou a anunciar Cristo. As multidões seguiam com atenção tudo o que Filipe dizia, e todos em peso o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. Dando grandes gritos, os espíritos maus saíam de muitos endemoninhados. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. E a cidade se encheu de alegria. (At 8,1b-8)
Salmo ou Hino
Aclame a Deus, ó terra inteira, cante hinos à sua glória. Que a terra toda se prostre na tua presença! Toquem em tua honra, para o teu Nome. Venham ver as obras de Deus, seus atos em favor dos homens: Ele transformou o mar em terra firme, e atravessaram o rio a pé enxuto. Exultemos de alegria com Deus, que governa com seu poder para sempre. (Sl 66,1-3a.4-7a)
Evangelho do dia
Jesus continuou: «Eu sou o Pão da Vida. Quem vem a Mim não terá mais fome, e quem acredita em Mim nunca mais terá sede. Eu já disse: vocês Me viram e não acreditaram. Todos aqueles que o Pai Me dá, virão a Mim. E Eu nunca rejeitarei aquele que vem a Mim, pois Eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim para fazer a vontade daquele que Me enviou. E a vontade daquele que Me enviou é esta: que Eu não perca nenhum daqueles que Ele Me deu, mas que Eu os ressuscite no último dia. Esta é a vontade do meu Pai: que todo homem que vê o Filho e nele acredita, tenha a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia.» (Jo 6,35-40)
Vivendo a Palavra
O Pai, desejando estar próximo de nós, envia seu Filho Unigênito, que assume a natureza humana e nos ensina a metáfora do Pão da Vida: fruto da terra e do trabalho do homem, o pão sintetiza o universo (a terra) e a humanidade (o trabalho), lugares onde Deus se manifesta – portanto, o seu Corpo. Comungar significa fazer-se Um com esse Corpo de Deus e participar do seu jeito de se comunicar.
Oração Final
Pai Santo, que o teu Espírito nos conscientize de que receber o Pão Eucarístico significa nossa adesão ao Cristo Jesus em sua missão de manifestar aos homens e mulheres o teu Amor e a chegada do teu Reino já nesta terra, ainda que não em sua plenitude. Pelo mesmo Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.