meu dia em oração
Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim
Paulo conclui a fala em Antioquia da Psídia, convidando os não-judeus a aceitar a Salvação Messiânica, que até então se pensava ter sido enviada apenas para os filhos de Abraão. Estava aberta a porta para o reconhecimento universal de Jesus Cristo – porta que se mantém aberta para nós, a Igreja do século 21 e do Papa Francisco!
1ª Leitura
Irmãos, descendentes de Abraão e não-judeus que adoram a Deus, esta mensagem de salvação foi enviada para nós. Porque os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que são lidas aos sábados. Embora não encontrassem nenhum motivo para condenar Jesus à morte, pediram a Pilatos que Ele fosse morto. Depois de fazerem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles O tiraram da cruz e O puseram num túmulo. Mas Deus O ressuscitou dos mortos, e durante muitos dias Ele apareceu àqueles que O acompanharam da Galiléia para Jerusalém. Agora, eles são testemunhas de Jesus diante do povo. Nós anunciamos a vocês este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, Ele a cumpriu plenamente para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no segundo Salmo: ‘Você é o meu Filho, Eu hoje O gerei’. (At 13,26-33)
Salmo ou Hino
Os reis da terra se revoltam e conspiram contra o Senhor: «Rebentemos seus grilhões!» O Senhor se diverte à custa deles. E depois lhes fala: «Fui Eu que consagrei o meu rei em Sião!» Vou proclamar o decreto do Senhor! Ele me disse: «Você é o meu filho, Eu hoje o gerei. Peça-Me, e Eu lhe darei as nações como herança. Você as governará e as quebrará como vaso de oleiro». (Sl 2,6-11)
Evangelho do dia
Jesus continuou falando aos apóstolos: «Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em Mim. Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, Eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. E quando Eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde Eu estiver, estejam vocês também. E para onde Eu vou, vocês já conhecem o caminho.» Tomé disse a Jesus: «Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?» Jesus respondeu: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim. (Jo 14,1-6)
Vivendo a Palavra
João mostra o jeito terno de Jesus. “Não fique perturbado o coração de vocês…” Ele se preocupava com nossas incertezas. E mostra mais: as moradas da Casa do Pai são muitas e a salvação que Cristo nos trouxe, ainda que deva ser assumida pessoalmente, precisa ser partilhada entre todos e cada um dos irmãos-companheiros de jornada. Não cabe egoísmo no Reino de Deus.
Oração Final
Pai Santo, nós te agradecemos pelo inefável dom do Cristo, teu Filho Unigênito que se fez humano em Jesus de Nazaré – Ele que, ressuscitado, contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo. Dá-nos, Pai querido, sabedoria para conhecê-lo como Verdade; coragem para segui-lo como Caminho; e perseverança para assumi-lo como Vida – por toda nossa existência.»
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.