meu dia em oração
“Eu sou a Videira e vocês são os ramos”
Do Livro dos Atos dos Apóstolos ouvimos hoje o relato da dúvida de alguns fariseus convertidos ao Caminho de Jesus sobre a necessidade da circuncisão. Eles ainda não haviam compreendido que Vinho Novo deve ser colocado em barris novos. Jesus de Nazaré não veio colocar remendo novo em roupa velha.
1ª Leitura
Chegaram alguns homens da Judeia e doutrinavam os irmãos de Antioquia, dizendo: «Se não forem circuncidados, como ordena a Lei de Moisés, vocês não poderão se salvar.» Isso provocou alvoroço e uma discussão muito séria deles com Paulo e Barnabé. Então ficou decidido que Paulo, Barnabé e mais alguns iriam a Jerusalém para tratar dessa questão com os apóstolos e anciãos. Com o apoio e solidariedade da igreja de Antioquia, eles atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, e deram uma grande alegria a todos os irmãos. Quando chegaram a Jerusalém, foram acolhidos pela Igreja, pelos Apóstolos e anciãos, e contaram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. Alguns daqueles que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a Fé intervieram, declarando que era preciso circuncidar os pagãos e mandar que eles observassem a Lei de Moisés. Então os Apóstolos e os Anciãos se reuniram para tratar desse assunto. (At 15,1-6)
Salmo ou Hino
Alegrei-me quando me disseram: «Vamos à Casa do Senhor!» Nossos passos já se detêm junto aos teus umbrais, Jerusalém! Jerusalém é fundada como cidade bem compacta. Para ela sobem as tribos, as tribos do Senhor, segundo o costume de Israel, para celebrar o Nome do Senhor. Aí estão os Tribunais da Justiça, no Palácio de Davi. (Sl 122,1-5)
Evangelho do dia
Naquele dia, Jesus continuava ensinando aos Apóstolos: «Eu sou a Videira, e meu Pai é o Agricultor. Todo ramo que não dá fruto em Mim, o Pai o corta. Os ramos que dão fruto, Ele os poda para que deem mais fruto ainda. Vocês já estão limpos por causa da Palavra que Eu lhes falei. Fiquem unidos a Mim, e Eu ficarei unido a vocês. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a Mim. Eu sou a Videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a Mim, e Eu a ele, dará muito fruto, porque sem Mim vocês não podem fazer nada. Quem não fica unido a Mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados. Se vocês ficam unidos a Mim e minhas Palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês. A Glória de meu Pai se manifesta quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus discípulos.» (Jo 15,1-8)
Vivendo a Palavra
É muito rica e sugestiva a figura usada por Jesus – a união dos ramos com a videira. Assim, tão íntima, deve ser a nossa ligação com o Mestre da Galileia: procurando ouvir a sua Palavra, assimilando-A no nosso coração, praticando-A nas relações com a Natureza e com os irmãos, e A proclamando com alegria e entusiasmo com o testemunho de nossa vida e palavras inspiradas pelo Espírito.
Oração Final
Pai, desde sempre e para sempre, Tu és Deus! Envia sobre nós o teu Espírito e nos inspira para seguirmos ao Cristo. Nós agradecemos, Pai muito amado, porque fazendo-Te humano em Jesus de Nazaré quiseste estar tão perto de nós e nos mostrar o Caminho de volta ao Lar Paterno, a tua Morada Santa. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.