meu dia em oração
“Eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo”
Quando os profetas Ezequiel e Jeremias falam da Aliança do Senhor com o Povo de Israel e sua Presença na História, devemos ler e entender que eles falam sobre o Reino de Deus: haverá um só rebanho e um só Pastor. De fato, trazer a nós o Reino foi a missão do Filho Unigênito do Pai, feito carne em Jesus de Nazaré. O Reino já está em nós, mas vivê-lo em plenitude exige a nossa conversão.
1ª Leitura
Assim diz o Senhor: Tirarei os israelitas do meio das nações para onde foram levados, e os reunirei de todos os povos, e os levarei de volta para a sua terra. Farei deles uma só nação na terra, nos montes de Israel, e um só rei governará sobre todos eles. Não serão mais duas nações, nem dois reinos separados. Não se contaminarão mais com seus ídolos, com suas abominações e com seus crimes. Vou libertá-los das revoltas que os levaram a pecar. Vou purificá-los, e eles serão o meu povo e eu serei o Deus deles. O meu servo Davi reinará sobre eles, e haverá um só pastor para todos. Eles viverão segundo as minhas normas, observarão os meus estatutos e os colocarão em prática. Eles habitarão na terra que dei ao meu servo Jacó, onde já moraram os seus antepassados. Aí, eles vão morar em definitivo, junto com seus filhos e netos, enquanto o meu servo Davi será o chefe deles para sempre. Farei com eles uma aliança de paz, que será uma aliança para sempre. Vou estabelecê-los e multiplicá-los, e colocarei o meu santuário no meio deles para sempre. Aí será a minha moradia. Eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Quando eu colocar o meu santuário no meio deles para sempre, as nações ficarão sabendo que Eu sou o Senhor, aquele que consagra Israel». (Ez 37,21-28)
Salmo ou Hino
Nações, escutem o Senhor: «Aquele que espalhou Israel, vai ajuntá-lo de novo e vai guardá-lo como um pastor guarda o seu rebanho». Porque o Senhor resgatou Jacó. Eles virão festejar em Sião, afluirão para os bens do Senhor: trigo, vinho, azeite e ovelhas. Então a jovem dançará com alegria, os velhos junto com os jovens. Mudarei o luto em alegria, vou torná-los felizes. (Jr 31,10-13)
Evangelho do dia
Então muitos judeus que tinham ido à casa de Maria e que viram o que Jesus fez, acreditaram nele. Alguns, porém, foram ao encontro dos fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. Então, os chefes dos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho. E disseram: «Que é que vamos fazer? Esse homem está realizando muitos sinais. Se deixarmos que Ele continue assim, todos vão acreditar nele; os romanos virão e destruirão o Templo e toda a nação.» Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote nesse ano, disse: «Vocês não sabem nada. Vocês não percebem que é melhor um só homem morrer pelo povo, do que a nação inteira perecer?» Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote nesse ano, profetizou que Jesus ia morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus que estavam dispersos. A partir desse dia, as autoridades dos judeus decidiram matar Jesus. Por isso, Jesus não andava mais em público entre os judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto. Foi para uma cidade chamada Efraim, onde ficou com seus discípulos. A Páscoa dos judeus estava próxima, e muita gente do campo foi a Jerusalém para purificar-se antes da Páscoa. Eles procuravam Jesus, e quando se reuniram no Templo, comentavam: «Que é que vocês acham? Será que Ele não vem para a festa?» (Jo 11,45-56)
Vivendo a Palavra
A coragem para denunciar as injustiças, e os sinais realizados por Jesus começavam a causar desconforto e medo nos poderosos. Eles poderiam despertar a atenção dos romanos e levá-los a retirar o precário prestígio que lhes era oferecido. Mas os simples, gente do campo e do povo, perguntavam com esperança: «Será que Ele vem para a festa?»
Oração Final
Pai Santo, nós damos graças por teu Filho que, assumindo a nossa humanidade, tornou-se presente na grande festa da Vida que nos ofereces. Ele anunciou a alegria de já estar em nós o teu Reino de Amor e nos deu a certeza de alcançá-lo em plenitude no abraço paternal que um dia receberemos todos de tua Misericórdia. Nós Te pedimos, amado Pai, pelo mesmo Cristo, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.