meu dia em oração
«Eu saí do Pai e volto para o Pai.»
Paulo, em sua terceira viagem missionária, esteve em Éfeso por dois anos. No texto, a história de Apolo – um ouvinte atento que após o batismo foi ensinado com mais precisão por Priscila e Áquila e se tornou um dos pilares da Igreja em Corinto.
1ª Leitura
Em seguida Paulo partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era homem eloquente, instruído nas Escrituras. Fora instruído no Caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. Ele começou, então, a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila o tomaram consigo e, com mais precisão, lhe expuseram o Caminho de Deus. Como ele estava querendo passar pela Acaia, os irmãos o apoiaram e escreveram aos discípulos que o acolhessem bem. Graças à iniciativa divina, a presença de Apolo foi muito útil aos fiéis. De fato, ele rebatia vigorosamente aos judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias. (At 18,23-28)
Salmo ou Hino
Povos todos, batam palmas, aclamem a Deus com alegria! Porque o Altíssimo é o grande rei. Porque Deus é o rei da terra: toquem com maestria! Deus reina sobre as nações e se assenta em seu trono sagrado. Os príncipes dos povos se aliam com o povo do Deus de Abraão, porque os grandes da terra pertencem a Deus, e Ele subiu ao lugar mais alto. (Sl 47,2-3.8-10)
Evangelho do dia
Jesus continuou seu grande discurso: «Até agora vocês não pediram nada em meu nome: peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa. Até agora falei para vocês através de comparações. Está chegando a hora em que não falarei mais através de comparações, mas falarei a vocês claramente a respeito do Pai. Nesse dia vocês pedirão em meu nome e não será necessário que Eu os recomende ao Pai, pois o próprio Pai ama vocês, porque vocês me amaram e acreditaram que Eu saí de junto de Deus. Eu saí de junto do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai.» (Jo 16,23b-28)
Vivendo a Palavra
Jesus se despede dos seus amigos (e de todos nós!), desvendando o grande mistério da Vida que nos questionava: nós viemos do Pai e voltamos ao Pai – por Ele, com Ele e n’Ele. Conhecendo o sentido de nossa existência, devemos ser agradecidos e anunciar aos irmãos o inefável Amor com que somos acolhidos pelo Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai Santo, o Cristo, na véspera de sua volta à Casa Paterna, nos consola com a promessa de enviar-nos o Espírito Santo. Prepara o nosso coração para recebê-lo com alegria e esperança, assim como recebemos Jesus de Nazaré, teu Filho e nosso Irmão, a quem queremos seguir nos caminhos da vida. Pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.