meu dia em oração
Eu quero, fique purificado
A primeira leitura e o Salmo de hoje se referem a sucessivas derrotas de Israel frente aos filisteus. Nem mesmo a presença em seus acampamentos da Arca da Aliança evita outra derrota. Fica a lição: objetos, por mais sagrados que sejam, não têm poderes mágicos.
1ª Leitura
E a palavra de Samuel foi dirigida para todo o Israel como palavra de Javé. Eli estava muito velho. E seus filhos continuavam se comportando mal diante de Javé. Naquele tempo, os filisteus se uniram para fazer guerra contra Israel. Os israelitas saíram para combater contra eles e acamparam perto de Ebenezer, enquanto os filisteus acamparam em Afec. Os filisteus colocaram-se em ordem de batalha contra Israel. No terrível combate, Israel foi vencido pelos filisteus: de suas fileiras, morreram no campo cerca de quatro mil homens. O exército voltou para o acampamento, e os anciãos de Israel disseram: «Por que Javé deixou que fôssemos hoje derrotados pelos filisteus? Vamos a Silo buscar a arca da aliança de Javé nosso Deus. Ela ficará no meio de nós e nos salvará dos nossos inimigos». Mandaram então trazer de Silo a arca da aliança de Javé dos exércitos, entronizado entre os querubins. Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli, acompanhavam a arca da aliança de Deus. Quando a arca da aliança de Javé chegou ao acampamento, todo o Israel lançou um grande grito de guerra, e a terra tremeu. Os filisteus ouviram o barulho do grito e perguntaram entre si: «Que significa esse grito tão forte no acampamento dos hebreus?» Então ficaram sabendo que a arca de Javé tinha chegado ao acampamento. Apavorados, diziam: «Deus chegou ao acampamento! Ai de nós! É a primeira vez que nos acontece isso! Ai de nós! Quem nos livrará das mãos desse Deus poderoso? Ele feriu o Egito com toda espécie de calamidades e epidemias. Sejam fortes, filisteus! Sejam homens para não se tornarem escravos dos hebreus, como eles foram escravos de vocês. Sejam homens e lutem». Os filisteus começaram o combate. Israel foi vencido, e cada um fugiu para a sua tenda. A derrota foi grande, pois do lado de Israel foram mortos trinta mil guerreiros. A arca de Deus foi tomada e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram. (1Sm 4,1-11)
Salmo ou Hino
Ó Deus, nossos pais nos contaram a obra que realizaste. Tu mesmo, com tua mão, expulsaste nações. Agora, porém, nos rejeitas e não acompanhas nossos exércitos. Tu nos entregas como ovelhas de corte, tu nos dispersaste entre as nações. Desperta, Senhor! Por que escondes a tua face, esquecendo nossa opressão e miséria? Resgata-nos, por teu amor! (Sl 44,10-11.14-15.24-25.26d)
Evangelho do dia
<Evangelho do dia>
Um leproso chegou perto de Jesus e pediu de joelhos: «Se queres, tu tens o poder de me purificar.» Jesus ficou cheio de ira, estendeu a mão, tocou nele e disse: «Eu quero, fique purificado.» No mesmo instante a lepra desapareceu e o homem ficou purificado. Então Jesus o mandou logo embora, ameaçando-o severamente: «Não conte nada para ninguém! Vá pedir ao sacerdote para examinar você, e depois ofereça pela sua purificação o sacrifício que Moisés ordenou, para que seja um testemunho para eles.» Mas o homem foi embora e começou a pregar muito e a espalhar a notícia. Por isso, Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ele ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte as pessoas iam procurá-lo. (Mc 1,40-45)
Vivendo a Palavra
Jesus manifesta sua vontade: “Eu quero! Fique purificado”. A vida de Jesus foi uma constante manifestação de seu desejo mais íntimo: anunciar o Reinado do Pai. O cumprimento da Missão que nos cabe como Igreja, seguidora de Jesus, começa com nossa profissão de fé – Eu Creio! – e do nosso desejo – Eu Quero! O Espírito do Senhor proverá tudo o mais.
Oração Final
Pai Santo, aumenta em nós a Fé – que se mostra no compromisso pessoal de seguir Jesus, como pedras vivas de sua Igreja, realizando a Missão que nos foi proposta: anunciar a Boa Nova do Reino a todos os povos até os confins da terra. Nós Te pedimos pelo mesmo Cristo Jesus, Teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.