meu dia em oração
Eu quero a misericórdia e não o sacrifício
Amós denuncia a injustiça social. A riqueza era adquirida pelo desprezo aos pobres. A nossa fé no Senhor tem também uma dimensão social. Em nome do Senhor, o Profeta prevê que chegaria o dia em que o país sentiria a fome de ouvir a Palavra de Deus.
1ª Leitura
Escutem aqui, exploradores do necessitado, opressores dos pobres do país! Vocês ficam maquinando: «Quando vai passar a festa da lua nova, para podermos pôr à venda o nosso trigo? Quando vai passar o sábado, para abrirmos o armazém, para diminuir as medidas, aumentar o peso e viciar a balança, para comprar os fracos por dinheiro, o necessitado por um par de sandálias, e vender o refugo do trigo? Nesse dia – oráculo do Senhor Javé – eu farei o sol se esconder ao meio-dia, e em pleno dia escurecerei a terra; mudarei suas festas em funeral e seus cânticos em gemidos. A todos vestirei com roupas de luto e, no lugar da cabeleira, haverá cabeça raspada. Farei disso como o luto por um filho único, e seu fim será como um dia de amargura. Dias virão – oráculo do Senhor Javé – em que vou mandar a fome sobre o país: não será fome de pão, nem sede de água, e sim fome de ouvir a palavra de Javé. Irão cambaleando de um mar a outro, irão sem rumo do Norte para o Oriente, à procura da palavra de Javé, e não a encontrarão. (Am 8,4-6.9-12)
Salmo ou Hino
Eu te busco de todo o coração, não me deixes afastar dos teus mandamentos. Minha alma se consome, desejando tuas normas todo o tempo. Eu escolhi o caminho da verdade. Eis que eu desejo teus preceitos; dá-me vida. «Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.» (Sl 119,2.10.20.30.40.131; Mt 4,4)
Evangelho do dia
Saindo daí, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e lhe disse: «Siga-me!» Ele se levantou, e seguiu a Jesus. Estando Jesus à mesa em casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e pecadores foram e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso, e perguntaram aos discípulos: «Por que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e os pecadores?» Jesus ouviu a pergunta e respondeu: «As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. Aprendam, pois, o que significa: ‘Eu quero a misericórdia e não o sacrifício’. Porque eu não vim para chamar justos, e sim pecadores.» (Mt 9,9-13)
Vivendo a Palavra
Jesus, o Mestre, chamou Mateus naquele dia e continua nos chamando pelo nome – a todos e a cada um de nós! – pelos tempos afora. É preciso que, conscientes de que o «Siga-me!» de Jesus se dirige pessoalmente a nós, façamos como Mateus e, largando tudo, acompanhemos os passos do Mestre.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos reconhecer que ao seguir Jesus nós assumimos com Ele a missão: anunciar ao mundo inteiro que o teu Reino de Amor já chegou, mas não veio com sinais exteriores, pois ele está dentro de nós. Dá-nos, Pai querido, a alegria de ser discípulos do mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.