meu dia em oração
Eu não vim chamar justos e sim pecadores
Israel tem o seu primeiro Rei. A história vai sendo tecida. É a história simples de um povo pobre, mas que é vista com olhar diferente: enxerga a vida como dom de Deus e a comunidade como lugar da manifestação da Presença do Senhor – o que nós chamamos ‘Graça’.
1ª Leitura
Entre os benjaminitas, havia um homem chamado Cis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afia. Era um benjaminita muito importante. Esse homem tinha um filho chamado Saul, jovem de boa aparência. Era um israelita imponente: os outros lhe chegavam apenas até os ombros. As jumentas de Cis, pai de Saul, tinham se extraviado. Cis disse ao filho Saul: «Chame um dos empregados e vá procurar as jumentas». Eles cruzaram a região montanhosa de Efraim, atravessaram o território de Salisa, mas não as encontraram. Atravessaram a região de Salim, e nada. Atravessaram a região de Benjamim, e nem aí encontraram as jumentas. Quando Samuel viu Saul, Javé o avisou: «É esse o homem de quem falei a você. É ele quem vai dirigir o meu povo». Saul chegou perto de Samuel, no meio da porta, e lhe perguntou: «O senhor pode me dizer onde é a casa do vidente?» Samuel respondeu: «Eu sou o vidente. Suba na minha frente até o lugar alto. Hoje você comerá comigo, e amanhã de manhã você irá embora. Vou resolver a questão que o preocupa. Então Samuel pegou a vasilha de óleo, e o derramou sobre a cabeça de Saul. Depois o beijou e disse: «Javé ungiu você para ser chefe sobre Israel, o povo dele. Você governará o povo e o libertará dos inimigos vizinhos.» (1Sm 9,1-4.17-19;10,1a)
Salmo ou Hino
Senhor, o rei se alegra com tua força, e como exulta com tua vitória! Ele te pediu vida, e tu a concedeste, dias sem fim, eternamente. Sim, o rei confia no Senhor. Ainda que pretendam o mal contra ti e façam planos, nada irão conseguir. Pois tu os afugentarás, mirando a face deles com teu arco. Levanta-te, Senhor! Nós vamos cantar e tocar ao teu poder. (Sl 21,2-7)
Evangelho do dia
Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro. E Jesus os ensinava. Enquanto ia caminhando, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos e disse a ele: «Siga-me.» Levi se levantou e o seguiu. Mais tarde, Jesus estava comendo na casa de Levi. Havia vários cobradores de impostos e pecadores na mesa com Jesus e seus discípulos; com efeito, eram muitos os que o seguiam. Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: «Por que Jesus come e bebe junto com cobradores de impostos e pecadores?» Jesus ouviu e respondeu: «As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. Eu não vim para chamar justos e sim pecadores.» (Mc 2,13-17)
Vivendo a Palavra
Estas palavras de Jesus são o nosso verdadeiro consolo. Ele não veio em busca dos bons, mas dos pecadores – que somos todos nós! Resta-nos seguir o exemplo de Levi – o nosso bom e querido Mateus, apóstolo e evangelista – acompanhando o Mestre em sua caminhada pela vida e anunciando com ele a chegado do Reinado de Amor do Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai Santo, que enviaste Jesus para libertar oprimidos e perdoar pecadores, aumenta a nossa disposição de seguir seu exemplo de carinho e compaixão pelos irmãos, sem medo da suspeita de andarmos em más companhias, mas acolhendo fraternalmente a todos. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.