meu dia em oração
Eu mandarei para vocês o Espírito da Verdade
É encantadora a linguagem doméstica e simples usada para narrar os fatos originais da Igreja de Jesus. O passeio pelos arredores da cidade, o encontro com uma mulher que ouve, acredita e oferece hospitalidade… e a presença constante do Espírito Santo entre eles.
1ª Leitura
Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis, de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia, e que tem direitos de colônia romana. Passamos alguns dias nessa cidade. No sábado, saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. Sentamo-nos e começamos a falar com as mulheres que estavam aí reunidas. Uma delas se chamava Lídia; era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abrira o seu coração para que aderisse às palavras de Paulo. Após ter sido batizada, assim como toda a sua família, ela nos convidou: «Se vocês me consideram fiel ao Senhor, permaneçam em minha casa.» E nos forçou a aceitar. (At 16,11-15)
Salmo ou Hino
Aleluia! Cantem para o Senhor um cântico novo! Cantem seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel com o seu Criador, os filhos de Sião festejem o seu Rei! Sim! Porque o Senhor ama o seu povo, e enfeita os pobres com vitória! Que os fiéis festejem a glória dele e, em filas, cantem jubilosos. Aleluia, Aleluia, Aleluia! (Sl 149,1-6a.9b)
Evangelho do dia
Jesus continuava falando aos apóstolos: «O Advogado, que eu mandarei para vocês de junto do Pai, é o Espírito da Verdade que procede do Pai. Quando Ele vier, dará testemunho de Mim. Vocês também darão testemunho de Mim, porque vocês estão comigo desde o começo. Eu disse tudo isso para que vocês não se acovardem. Expulsarão vocês das sinagogas. E vai chegar a hora em que alguém, ao matar vocês, pensará que está oferecendo um sacrifício a Deus. Eles farão assim, porque não conhecem o Pai nem a Mim. Eu disse tudo isso para que, quando chegar a hora, vocês se lembrem do que Eu disse.» (Jo 15,26-16,4a)
Vivendo a Palavra
As palavras de Jesus preparam os discípulos – e também a nós, sua Igreja de hoje – para as perseguições que viriam a sofrer por amor à Verdade. Mas Ele promete que não estaremos sozinhos. Teremos em nós a presença do Advogado, do Espírito Santo que encoraja ao testemunho de uma vida compassiva e fraterna.
Oração Final
Pai Santo, que as dificuldades da missão não nos acovardem e nem as nossas quedas nos desanimem. Quando formos perseguidos por causa da Verdade, lembra-nos, amado Pai, da promessa de teu Filho Jesus de Nazaré: de Ti e dele nos vem o Advogado, o Espírito Santo que firma os passos e orienta nossa trajetória nesta terra cheia de encantos, que já é parte do teu Reino de Amor.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.