meu dia em oração
Eu lhes darei palavras de sabedoria
Jesus promete dar sabedoria aos fieis perseguidos. O Espírito sempre esteve presente na história, como vemos, por exemplo, inspirando Daniel a interpretar a mensagem escrita na parede do palácio de Baltazar, quando o rei profanava os cálices sagrados tirados do Templo de Jerusalém.
1ª Leitura
O rei Baltazar fez um grande banquete para mil altos funcionários seus e ele se pôs a beber vinho na presença deles. Tocado pelo vinho, Baltazar mandou trazer os cálices de ouro e prata, que seu pai Nabucodonosor havia tirado do Templo de Jerusalém, para neles beberem o rei, os altos funcionários, suas mulheres e concubinas. Trouxeram os cálices de ouro tirados do Templo de Jerusalém; então o rei, os altos funcionários, mulheres e concubinas começaram a beber nesses cálices. Bebiam vinho e louvavam seus deuses de ouro, prata, bronze, ferro, madeira e pedra. De repente, surgiram dedos de mão humana riscando, por detrás do candelabro, na cal da parede do palácio do rei. O rei viu a mão rabiscando e mudou de cor; seus pensamentos se embaralharam, a espinha desconjuntou e os joelhos batiam um no outro. Daniel foi levado à presença do rei, que lhe perguntou: «Então você é Daniel, um dos judeus exilados que meu pai trouxe de Judá? O que se ouve falar é que você tem o espírito dos deuses, muita luz, muita inteligência e muita sabedoria. Ouvi falar que você é capaz de interpretar e resolver problemas. Se for capaz de decifrar o escrito e explicar o seu significado, vestirá o manto vermelho com o cordão de ouro no pescoço, e será a terceira autoridade no reino». Daniel respondeu ao rei: «Fique com os seus presentes e dê para outros os seus prêmios. No entanto, eu vou decifrar o escrito e explicar o seu significado. Você se revoltou contra o Senhor do céu e trouxe para cá os cálices do Templo, para que você, seus funcionários, mulheres e concubinas bebessem vinho neles, louvando deuses de prata, ouro, bronze, ferro, madeira e pedra, deuses que não enxergam, não escutam, não entendem. Você não glorificou o Deus em cujas mãos está a sua vida e todo o seu caminho. Por isso, Deus mandou essa mão escrever isso. Eis o que está escrito: ‘Contado, pesado, dividido’. A explicação é a seguinte: ‘Contado’: Deus contou os dias do seu reinado e já marcou o limite. ‘Pesado’: Deus pesou você na balança e faltou peso. ‘Dividido’: o seu reino será dividido e entregue aos medos e persas». (Dn5,1-6,13-14,16-17.23-28)
Salmo ou Hino
Sol e lua, bendigam o Senhor; louvem e exaltem para sempre. Estrelas do céu, bendigam o Senhor. Chuva e orvalho, bendigam o Senhor; louvem e exaltem para sempre. Ventos, bendigam o Senhor; louvem e exaltem para sempre. Fogo e calor, bendigam o Senhor; louvem e exaltem para sempre. Frio e ardor, bendigam o Senhor; louvem e exaltem para sempre. (Dn 3,59b.62-67)
Evangelho do dia
E Jesus continuou: «Mas, antes que essas coisas aconteçam, vocês serão presos e perseguidos; entregarão vocês às sinagogas, e serão lançados na prisão; serão levados diante de reis e governadores, por causa do meu nome. Isso acontecerá para que vocês deem testemunho. Portanto, tirem da cabeça a ideia de que vocês devem planejar com antecedência a própria defesa; porque eu lhes darei palavras de sabedoria, de tal modo que nenhum dos inimigos poderá resistir ou rebater vocês. E vocês serão entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vocês. Vocês serão odiados por todos, por causa do meu nome. Mas não perderão um só fio de cabelo. É permanecendo firmes que vocês irão ganhar a vida!» (Lc 21,12-19)
Vivendo a Palavra
Os ‘parentes próximos’, responsáveis pelas tentações mais sutis e enganosas, são nossos próprios pensamentos, sentimentos e desejos. A luta acontece dentro do nosso coração. Seguir o Cristo será causa de julgamento e do desprezo dos homens. Por isto requer coragem e confiança na presença em nós do Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai Santo, que vives em nós e nos dás discernimento, força e coragem para seguir os caminhos de teu Filho, faze de nós testemunhas vivas do teu Amor inefável a toda a humanidade e, quando oportuno, ensina-nos palavras sábias para anunciar-Te aos companheiros de caminhada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.