meu dia em oração
«Eu garanto: antes que Abraão existisse, EU SOU.»
Aproximamo-nos da Semana Maior. O tema das leituras vai se centrando na Promessa – a mesma que foi feita pelo Senhor a Abraão no Gênesis e que se cumpriu em Jesus de Nazaré, o Cristo, que João nos apresenta hoje, já próximo de ser glorificado pelo Pai.
1ª Leitura
Abrão caiu com o rosto na terra. Então Deus lhe falou: «Veja! A aliança que eu faço com você é esta: você será pai de muitas nações. E não se chamará mais Abrão, mas o seu nome será Abraão, pois eu o tornarei pai de muitas nações. Eu o tornarei extremamente fecundo. De você farei surgir nações, e de você nascerão reis. Vou estabelecer para sempre a minha aliança entre mim e você, como aliança eterna. Serei o Deus de você e o Deus de seus futuros descendentes. Vou dar a você, e a seus futuros descendentes, a terra em que agora vive como imigrante, toda a terra de Canaã, como posse perpétua. E eu serei o Deus de vocês». E Deus continuou falando a Abraão: «Quanto a você, observe a aliança que faço com você e com seus futuros descendentes.» (Gn 17,3-9)
Salmo ou Hino
Procurem o Senhor, busquem sempre a sua face. Recordem as maravilhas que Ele fez, os prodígios e as sentenças de sua boca. Descendência de Abraão, seu servo, filhos de Jacó, seu escolhido! O nosso Deus é o Senhor, Ele governa a terra inteira. Ele se lembra para sempre da sua aliança, da palavra empenhada. Da aliança que selou com Abraão, do juramento feito a Isaac, (Sl 105,4-9)
Evangelho do dia
Jesus continuou ensinando: «Eu garanto a vocês: se alguém guarda a minha palavra, jamais verá a morte.» Os judeus disseram: «Agora sabemos que estás louco. Abraão morreu e os profetas também. E tu dizes: ‘se alguém guarda a minha palavra, nunca vai experimentar a morte’. Por acaso, tu és maior que o nosso pai Abraão, que morreu? Os profetas também morreram. Quem é que pretendes ser?» Jesus respondeu: «Se eu glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vocês dizem que é o Pai de vocês. Vocês não o conhecem, mas eu o conheço. Se dissesse que não o conheço, eu seria mentiroso como vocês. Mas eu o conheço e guardo a palavra dele. Abraão, o pai de vocês, alegrou-se porque viu o meu dia. Ele viu e encheu-se de alegria.» Então os judeus disseram: «Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão?» Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: antes que Abraão existisse, Eu Sou.» Então eles pegaram pedras para atirar em Jesus. Mas Jesus se escondeu e saiu do Templo. (Jo 8,51-59)
Vivendo a Palavra
Contemplemos como Jesus vai se revelando: aquela série de afirmações – “EU SOU” – não podia ainda ser compreendida pelos discípulos. Mas, recordada sob a luz da ressurreição, revelou-lhes – e também a nós! – a sua identidade de Filho muito amado do Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai Santo, acolhe-nos como crianças no teu Reino de Amor. Ensina-nos a simplicidade e a alegria para que possamos nos encantar com o Mistério de Amor que foi prometido aos nossos pais e concretizado no Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.