meu dia em oração
«Eu escolhi vocês e os tirei do mundo!»
Na história das origens da Igreja, lemos hoje o início da segunda viagem de Paulo. Aparece Timóteo, que será figura importante a partir daqui. É bom notar que os missionários não tinham roteiro preestabelecido, mas se colocavam à mercê do Espírito.
Salmo ou Hino
Sirva ao Senhor com alegria, e vá até ele com gritos jubilosos! Saiba que somente o Senhor é Deus: Ele nos fez e a ele pertencemos, somos seu povo e ovelhas do seu rebanho. «Sim, o Senhor é bom: o seu amor é para sempre, e sua fidelidade, de geração em geração». (Sl 100,2-3.5)
1ª Leitura
Paulo se dirigiu a Derbe e a Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia que se tornara cristã e de pai grego. Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o e o circuncidou, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego. Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado, e recomendavam que fossem observadas. As igrejas se fortaleciam na fé, e a cada dia cresciam em número. Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, uma vez que o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia. Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente estava de pé um macedônio que lhe suplicava: «Venha à Macedônia e ajude-nos!» Depois dessa visão, procuramos imediatamente partir para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para anunciar aí a Boa Notícia. (At 16,1-10)
Evangelho do dia
Jesus continuou: «Se o mundo odiar vocês, saibam que odiou primeiro a mim. Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que é dele. Mas o mundo odiará vocês, porque vocês não são do mundo, pois eu escolhi vocês e os tirei do mundo. Lembrem-se do que eu disse: nenhum empregado é maior do que seu patrão. Se perseguiram a mim, vão perseguir vocês também; se guardaram a minha palavra, vão guardar também a palavra de vocês. Farão isso a vocês por causa de meu nome, pois não reconhecem aquele que me enviou.» (Jo 15,18-21)
Vivendo a Palavra
A nossa presença no mundo – lembrando que nós não somos do mundo! – serve para dar sabor à vida, assim como o sal, se usado na medida certa. Serve para iluminar, como a luz ilumina os caminhos dos viajantes e os tesouros artísticos que encantam a nossa alma. Por isto, deve ser uma presença discreta, mas firme e consciente.
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a alegria de viver. Que nós nos conscientizemos de que somos amados por Ti – e isto nos basta! – e transmitamos aos companheiros de caminhada a leveza e a elegância de uma existência regida pelo teu Amor. Nós te pedimos pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.