meu dia em oração
“Eu agora deixo o mundo e volto para o Pai.”
A pessoa de Apolo é lembrada na leitura de hoje. Um enviado de Deus para a Igreja nascente. De passagem, note-se que Apolo foi instruído por Priscila e Áquila, discípulos de Paulo. Já era um segundo elo na corrente que perdura pelos tempos afora.
Salmo ou Hino
Povos todos, batam palmas, aclamem a Deus com alegria! Porque o Senhor Altíssimo é o grande rei. Porque Deus é o rei de toda a terra: toquem com maestria! Deus reina sobre as nações e se assenta em seu trono sagrado. Os príncipes dos povos se aliam com o povo do Deus de Abraão, porque os grandes da terra pertencem a Deus. (Sl 47,2-3.8-10)
1ª Leitura
Desembarcando em Cesareia, Paulo foi saudar a igreja, e depois desceu para Antioquia, onde permaneceu por algum tempo. Em seguida partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era homem eloquente, instruído nas Escrituras. Fora instruído no Caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. Ele começou, então, a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila o tomaram consigo e, com mais precisão, lhe expuseram o Caminho de Deus. Como ele estava querendo passar pela Acaia, os irmãos o apoiaram e escreveram aos discípulos que o acolhessem bem. Graças à iniciativa divina, a presença de Apolo foi muito útil aos fieis. De fato, ele rebatia vigorosamente aos judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias. (At 18,23-28)
Evangelho do dia
Jesus continua sua despedida: «Eu garanto a vocês: se vocês pedirem alguma coisa a meu Pai em meu nome, ele a concederá. Até agora vocês não pediram nada em meu nome: peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa. Até agora falei para vocês através de comparações. Está chegando a hora em que não falarei mais através de comparações, mas falarei a vocês claramente a respeito do Pai. Nesse dia vocês pedirão em meu nome e não será necessário que eu os recomende ao Pai, pois o próprio Pai ama vocês, porque vocês me amaram e acreditaram que eu saí de junto de Deus. Eu saí de junto do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai.» (Jo 16,23b-28)
Vivendo a Palavra
O Mestre volta a falar em ‘alegria completa’. É este o seu desejo para cada um de nós, seus discípulos. A vida não nos isenta dos inevitáveis obstáculos – dores, solidão, incompreensões e até morte – mas Jesus nos ensina a nos fazermos um com cada um deles e, penetrando nesses inevitáveis obstáculos, irmos além deles, onde encontraremos a alegria de Sua companhia.
Oração Final
Pai Santo, diante das dificuldades da vida, faze-nos testemunhas da Esperança – essa certeza de que tu estás em nós e no meio de nós, dando-nos força e coragem para continuarmos o caminho do Amor que nos foi trazido por Jesus, o Cristo, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.