meu dia em oração
Estejam com os rins cingidos e lâmpadas acesas
Em sua Carta aos Romanos, o Apóstolo Paulo quer nos mostrar que onde for grande o pecado, a graça se tornará maior. Com o pecado vem a morte, mas a graça reinará por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Pela obediência de um só, todos se tornarão justos.
Salmo ou Hino
Não queres sacrifício, mas abriste meus ouvidos. Tu não pedes holocaustos. Então eu digo: «Aqui estou para fazer a tua vontade». Meu Deus, eu quero ter a tua lei dentro de minhas entranhas. Anunciei a tua justiça na grande assembleia: Senhor, tu o sabes. Exultem contigo, aqueles que te buscam! Os que amam a salvação repitam: «O Senhor é grande!» (Sl 40, 7-10.17)
1ª Leitura
Assim como o pecado entrou no mundo através de um só homem e com o pecado veio a morte, assim também a morte atingiu todos os homens, porque todos pecaram. Se todos morreram devido à falta de um só, muito mais abundantemente se derramou sobre todos a graça de Deus e o dom gratuito de um só homem, Jesus Cristo. Porque se através de um só homem reinou a morte por causa da falta de um só, com muito mais razão reinarão na vida aqueles que recebem a abundância da graça e do dom da justiça, por meio de um só: Jesus Cristo. Portanto, assim como pela falta de um só resultou a condenação para todos os homens, do mesmo modo foi pela justiça de um só que resultou para todos os homens a justificação que dá a vida. Assim como, pela desobediência de um só homem, todos se tornaram pecadores, do mesmo modo, pela obediência de um só, todos se tornarão justos. Onde foi grande o pecado, foi bem maior a graça, para que, assim como o pecado havia reinado através da morte, do mesmo modo a graça reine através da justiça para a vida eterna, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. (Rm 5,12.15b.17-19.20b-21)
Evangelho do dia
«Estejam com os rins cingidos e com as lâmpadas acesas. Sejam como homens que estão esperando o seu senhor voltar da festa de casamento: tão logo ele chega e bate, eles imediatamente vão abrir a porta. Felizes dos empregados que o senhor encontra acordados quando chega. Eu garanto a vocês: ele mesmo se cingirá, os fará sentar à mesa, e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão se assim os encontra!» (Lc 12,35-38)
Vivendo a Palavra
Jesus quer nos ensinar aqui, com palavras, o que mostrou em toda a sua vida: Ele estava sempre com os rins cingidos e a lâmpada acesa – isto é, vivia inteiro o seu momento, jogava-se ‘de corpo e alma’ na atividade a que se dedicava, fosse ela ouvir o irmão, curar, consolar ou anunciar o Reino do amado Pai.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos o dom da unidade. Em nossa realidade, que nos convida à fragmentação interior, faze-nos seguidores atentos da Boa Nova do Reino anunciada por Teu Filho, que na pluralidade de suas relações existenciais preservou a unidade do Amor. Pelo mesmo Jesus, nosso Irmão, que contigo reina, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.