meu dia em oração
Este é o meu Filho amado. Escutem o que Ele diz!
Na leitura da Carta aos Hebreus, temos hoje um hino à fé que deve ser relido e guardado entre as nossas melhores recordações. Não é sem motivo que o povo de Jesus celebra Abraão, seu fundador, pela firmeza de sua fé – que se esparrama história afora através dos patriarcas, profetas, sacerdotes e do seu povo simples.
1ª Leitura
A fé é um modo de já possuir aquilo que se espera, é um meio de conhecer realidades que não se veem. Foi por causa da fé que os antigos foram aprovados Deus. Pela fé, sabemos que a Palavra de Deus formou os mundos; foi assim que aquilo que vemos originou-se de coisas invisíveis. Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor que o de Caim. E por causa da fé, ele foi declarado justo, e o próprio Deus afirmou que aceitava os seus dons. Embora estando morto, Abel continua falando pela sua fé. Pela fé, Henoc foi levado embora, para que não experimentasse a morte. E não foi mais encontrado, porque Deus o levou; e antes de ser levado, foi dito que ele agradava a Deus. Mas é impossível agradar a Deus sem a fé. De fato, quem se aproxima de Deus, deve acreditar que Ele existe e que recompensa aqueles que o procuram. Pela fé, ao ser avisado divinamente sobre coisas que ainda não via, Noé levou isso a sério, e construiu uma arca para salvar a sua família. Por essa fé, Ele condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que provém da fé. (Hb 11,1-7)
Salmo ou Hino
Eu Te exalto, meu Deus, meu Rei, e bendigo o teu nome eternamente. Vou Te bendizer todos os dias e louvar o teu Nome. Grande é o Senhor! Ele merece todo o louvor. É incalculável a sua grandeza. Uma geração apregoa tuas obras para a outra, proclamando as tuas façanhas. Tua fama é esplendor de glória: eu cantarei o relato das tuas maravilhas. Que tuas obras todas Te agradeçam, Senhor, e teus fiéis Te bendigam. Proclamem a glória do teu reino e falem das tuas façanhas. (Sl 145,1b-5.10-11)
Evangelho do dia
Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E se transfigurou diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas, como nenhuma lavadeira no mundo as poderia alvejar. Apareceram-lhes Elias e Moisés, que conversavam com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias.» Pedro não sabia o que dizer, pois eles estavam com muito medo. Então desceu uma nuvem e os cobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: «Este é o meu Filho amado. Escutem o que Ele diz!» E, de repente, eles olharam em volta e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. Eles observaram a recomendação e se perguntavam o que queria dizer «ressuscitar dos mortos». Os discípulos perguntaram a Jesus: «Por que os doutores da Lei dizem que antes deve vir Elias?» Jesus respondeu: «Antes vem Elias para colocar tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado. Eu, porém, digo a vocês: Elias já veio e fizeram com ele tudo o que queriam, como as Escrituras falaram a respeito dele.» (Mc 9,2-13)
Vivendo a Palavra
Moisés e Elias dialogam com Jesus, mostrando que o Mestre Galileu tem o poder de interpretar a Lei e os Profetas – que são a síntese do Primeiro Testamento. Mais do que interpretar, Jesus viveu plenamente conforme a Vontade do Pai, deixando para nós o exemplo de relações fraternas, que vai muito além da letra da Lei: atinge o seu âmago e cumpre o seu espírito.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos discernimento para que penetremos no Primeiro Testamento da Sagrada Escritura através dos olhos de Jesus. Faze-nos sábios e fortes, amado Pai, para seguir teu Filho pelas estradas deste mundo fazendo o bem aos que caminham perto de nós, sentindo-nos próximos de todos e assim sinalizando a chegada em nós do Teu Reino de Amor. Por Ele, o Cristo Jesus, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.