meu dia em oração
Eis o meu servo amado, nele minha alma se compraz
O povo trai ao Senhor e o Profeta Miqueias expõe sua angústia. A adoração dos ídolos fabricados pelos povos vizinhos rompe a aliança firmada com os antepassados. As consequências não tardarão a aparecer: Em pouco tempo os assírios tomariam Samaria, derrotando Israel.
1ª Leitura
Ai daqueles que, deitados na cama, ficam planejando a injustiça e tramando o mal! É só o dia amanhecer, já o executam, porque têm o poder em suas mãos. Cobiçam campos, e os roubam; querem uma casa, e a tomam. Assim oprimem ao homem e à sua família, ao proprietário e à sua herança. É por isso que assim diz Javé: Vejam! Estou planejando contra esta gente uma desgraça, da qual não poderão esconder o pescoço, nem poderão andar de cabeça erguida. Será um tempo de desgraça. Nesse dia, vão zombar de vocês, cantando esta lamentação: «Fomos completamente saqueados, a herança do meu povo foi dada a outro; quem irá devolvê-la? Os invasores é que sorteiam nossos campos». Por isso, você não terá quem sorteie os lotes na assembleia de Javé. (Mq 2,1-5)
Salmo ou Hino
Senhor, por que ficas longe e te escondes? O injusto jamais investiga. «Deus não existe!» – é tudo o que pensa. Suas empresas têm sucesso. Fica de emboscada e massacra o inocente às escondidas. Senhor! Não te esqueças dos pobres! Mas tu vês o sofrimento e observas para tomá-los na mão: a ti se abandona o indefeso, para o órfão és um socorro. (Sl 10,1-5.7-8.12b.14)
Evangelho do dia
Logo depois, os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. Jesus soube disso, e foi embora desse lugar. Numerosas multidões o seguiram, e ele curou a todos. Jesus ordenou que não dissessem quem Ele era. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: Eis aqui o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual minha alma se compraz. Colocarei sobre Ele o meu Espírito, e Ele anunciará o julgamento às nações. Não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. Não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que leve o julgamento à vitória. E em seu nome as nações depositarão a sua esperança.» (Mt 12,14-21)
Vivendo a Palavra
O Evangelho diz que Jesus foi seguido por numerosa multidão e curou a todos. Recebemos do Pai dons generosos e fartos, mas nem sempre nós os partilhamos com os companheiros de caminhada, retendo-os egoisticamente para consumo particular. Que aprendamos a virtude do desapego e sejamos pródigos na partilha.
Oração Final
Pai Santo, assim como o Cristo não veio apagar o pavio que ainda fumega, concede à tua Igreja os dons da prudência e do respeito a todos, a começar pelos pequeninos e pelos que pensam diferente de nós, na certeza de que teu Espírito habita todas as criaturas e para todos enviaste o Cristo, teu Filho que se fez humano em Jesus de Nazaré. Por Ele, que contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.