meu dia em oração
Estar unido ao Pai é praticar a justiça e viver a compaixão
Eu virei para reunir todos os povos e línguas. Eles virão para admirar minha glória. Colocarei neles um sinal. E os que entre eles sobreviverem, Eu os mandarei para as nações que nunca ouviram falar de Mim, que nunca viram minha glória. (Is 66,18-21)
1ª Leitura
Vocês já se esqueceram da exortação que lhes foi dirigida como a filhos: «Meu filho, não despreze a correção do Senhor e não perca o ânimo quando for repreendido por Ele; pois o Senhor corrige a quem Ele ama e castiga a quem aceita como filho.» Em vista da educação é que vocês sofrem. Deus os trata como filhos. E qual é o filho que não é corrigido pelo pai? Na hora, qualquer correção parece não ser motivo de alegria, mas de tristeza; porém, mais tarde, ela produz um fruto de paz e de justiça naqueles que foram corrigidos. Por isso, levantem as mãos cansadas e fortaleçam os joelhos enfraquecidos. Endireitem os caminhos por onde terão que passar, a fim de que o aleijado não manque, mas seja curado. (Hb 12,5-7.11-13)
Salmo ou Hino
Louvem ao Senhor, nações todas, e O glorifiquem todos os povos! Pois o seu Amor por nós é firme, e sua fidelidade é para sempre! Aleluia, aleluia, aleluia! «Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade.» (Sl 117,1-2)
Evangelho do dia
Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo caminho para Jerusalém. Alguém Lhe perguntou: «Senhor, é verdade que são poucos aqueles que se salvam?» Jesus respondeu: «Façam todo o esforço possível para entrar pela porta estreita, porque Eu lhes digo: muitos tentarão entrar, e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês vão ficar do lado de fora. E começarão a bater na porta, dizendo: ‘Senhor, abre a porta para nós!’ E Ele responderá: ‘Não sei de onde são vocês’. E vocês começarão a dizer: ‘Nós comíamos e bebíamos diante de Ti, e Tu ensinavas em nossas praças!’ Mas Ele responderá: ‘Não sei de onde são vocês. Afastem-se de Mim, todos vocês que praticam injustiça!’ Então haverá aí choro e ranger de dentes, quando vocês virem Abraão, Isaac e Jacó junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vocês jogados fora. Muita gente virá do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. Vejam: há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.» (Lc 13,22-30)
Vivendo a Palavra
Jesus lembra que estar perto nem sempre significa estar em comunhão. Estar unido ao Pai é praticar a justiça, a fraternidade, viver a compaixão. É acolher os irmãos, especialmente o pobre, o discriminado pela sociedade, o diferente de nós e até o nosso adversário, promovendo a sua realização e orando por ele.
Oração Final
Pai Santo, que nos chamaste ao teu Reino enviando-nos o Filho Unigênito, inunda nosso coração com o teu Espírito para que compreendamos que desde agora nós já vivemos em Ti quando praticamos a justiça e construímos uma Igreja acolhedora, solidária e misericordiosa para todos os irmãos. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.