meu dia em oração
Esta geração busca sinais; nenhum lhe será dado
A conversão é possível. Diante da palavra de Jonas, Nínive, a cidade grande, se converte. A partir do Rei, os cidadãos se arrependem do mal que praticavam. Um texto que traz esperança para os dias atuais das grandes sociedades mergulhadas na injustiça.
1ª Leitura
A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas pela segunda vez, ordenando: «Levante-se e vá a Nínive, a grande cidade, e anuncie-lhe o que vou dizer a você». Jonas se levantou e foi a Nínive, conforme Javé lhe tinha ordenado. Nínive era uma cidade fabulosamente grande: tinha o comprimento de uma caminhada de três dias. Jonas entrou na cidade e começou a percorrê-la, caminhando um dia inteiro. Ele dizia: «Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída!» Os moradores de Nínive começaram a acreditar em Deus, e marcaram um dia de penitência, vestindo-se todos de pano de saco, desde os maiores até os menores. O fato chegou também ao conhecimento do rei de Nínive. Ele se levantou do trono, tirou o manto, vestiu um pano de saco e sentou-se em cima da cinza. Mandou também publicar e anunciar aos ninivitas um decreto do rei e de seus ministros, nestes termos: «Homens, animais, gado e ovelhas não poderão comer nada, nem pastar, nem beber água. Deverão vestir pano de saco, tanto homens como animais; e todos clamarão a Deus com toda a força. Cada um deverá converter-se de sua má conduta e deixar de lado toda espécie de ações violentas. Quem sabe, assim, Deus volte atrás, fique com pena, apague o ardor de sua ira, e a gente consiga escapar». Deus viu o que eles fizeram e como se converteram de sua má conduta; então, desistiu do mal com que os tinha ameaçado, e não o executou. (Jn 3,1-10)
Salmo ou Hino
Tem piedade de mim, ó Deus! Por tua grande compaixão, lava-me da minha injustiça e do meu pecado! Ó Deus, cria em mim um coração puro, e renova no meu peito um espírito firme. Não me rejeites, não retires de mim teu santo espírito. Pois tu não queres sacrifício, e nenhum holocausto te agrada. Meu sacrifício é um espírito contrito. (Sl 51,3-4.12-13.18-19)
Evangelho do dia
Quando as multidões se reuniram, Jesus começou a dizer: «Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará contra os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração. Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas pregar. E aqui está quem é maior do que Jonas.» (Lc 11,29-32)
Vivendo a Palavra
Jesus, não se referia apenas à sua geração: fala diretamente a nós, hoje, pois também nós andamos em busca de milagres e sinais extraordinários. Nós esquecemos que extraordinária é a Vida que recebemos como dom do Pai; extraordinária é a Fé, grão de mostarda que Ele plantou em nosso coração e que devemos cultivar para que se torne árvore acolhedora para os irmãos de caminhada.
Oração Final
Pai Santo, eu creio, mas aumenta a minha fé! Faze de tua Igreja uma jovial fonte de esperança para o mundo, hoje tão distante dos caminhos do teu Reino e, por isso, privado da alegria que nos ofereces pelo Cristo Jesus, teu Filho Unigênito que se fez humano como nós e, ressuscitado, contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.