meu dia em oração
Esse homem não é o filho do carpinteiro?
O povo rompera a aliança com o Senhor. Vivia em idolatrias, mas mantinha o costume de frequentar o Templo. Era um rito vazio. Jeremias se coloca à porta do santuário para alertar o povo que, incitado pelos sacerdotes, se volta para condenar o Profeta.
1ª Leitura
No começo do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, Javé dirigiu esta palavra a Jeremias: Fique no átrio do Templo de Javé e diga a todos os cidadãos de Judá, que entram no Templo para adorar Javé, tudo o que eu estou mandando dizer, sem tirar nada. Quem sabe, eles se convertam, cada um de sua má conduta, e eu me arrependa do castigo que preparo contra eles por causa de suas más ações. Você dirá o seguinte: Assim diz Javé: Se vocês não me obedecerem, seguindo a Lei que promulguei para vocês, e se não escutarem o que dizem os meus servos, os profetas, que eu lhes envio sem cessar, embora vocês não os escutem, então, eu vou fazer deste Templo o que fiz com o santuário de Silo, e desta cidade farei uma coisa maldita para todos os povos da terra. Os sacerdotes, os profetas e todo o povo ouviram Jeremias falando isso no Templo de Javé. Depois que Jeremias terminou de falar tudo o que Javé lhe havia ordenado que dissesse ao povo, os sacerdotes e os profetas o prenderam, dizendo: «Você deve morrer. Por que você profetizou em nome de Javé, dizendo que vai acontecer a este Templo o que aconteceu com o santuário de Silo, e que esta cidade será destruída e ficará sem moradores?» E o povo todo se aglomerou no Templo de Javé contra Jeremias. (Jr 26.1-9)
Salmo ou Hino
Mais duros que meus ossos são os que injustamente me atacam. É por tua causa que eu suporto afrontas. Tornei-me estrangeiro para os meus irmãos. Porque o zelo pela tua casa me devora, e as afrontas com que te afrontam recaem sobre mim. Quanto a mim, dirijo minha prece a ti! Senhor, no tempo favorável responde-me e ajuda-me com tua fidelidade. (Sl 69,5.8-10.14)
Evangelho do dia
Jesus voltou para a sua terra. Ensinava as pessoas na sinagoga, de modo que ficavam admiradas. Diziam: «De onde vêm essa sabedoria e esses milagres? Esse homem não é o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não moram conosco? Então, de onde vem tudo isso?» E ficaram escandalizados por causa de Jesus. Mas Jesus disse: «Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família.» E Jesus não fez muitos milagres aí, por causa da falta de fé deles. (Mt 13,54-58)
Vivendo a Palavra
Os conterrâneos de Jesus eram como muitos de nós costumamos ser ainda hoje: incapazes de ver além das aparências das coisas e das pessoas. E por isto perdiam a oportunidade que lhes era oferecida de aprender lições de vida com o Mestre, por ser Ele gente simples e humilde, despojada da cultura acadêmica ou do título de doutor.
Oração Final
Pai Santo, conserva aberto o nosso espírito e aquecido o coração para ouvir e acolher as lições que Tu nos envias através dos simples e humildes, dos acontecimentos correntes da vida e dos sinais dos tempos. Sim, Pai querido, dá-nos a certeza permanente de que vivemos mergulhados no teu Amor e tudo concorre para o bem dos que confiam em Ti. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.