meu dia em oração
A essa geração não será dado nenhum sinal
Iniciamos a Carta de Tiago e caminharemos com ela nos próximos dias. O autor começa falando da alegria que sentimos quando somos postos à prova pela fé; da pobreza e da necessidade que temos da sabedoria, dom de Deus que devemos pedir sempre.
1ª Leitura
Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos espalhadas pelo mundo: saudações! Meus irmãos, fiquem muito alegres por terem que passar por todo tipo de provações, pois vocês sabem que aprendem a perseverar quando sua fé é posta à prova. Mas é preciso que a perseverança complete a sua obra em vocês, para que sejam homens completos e autênticos, sem nenhuma deficiência. Se alguém de vocês tem falta de sabedoria, que peça a Deus, e ele a dará, porque é generoso e dá sem impor condições. Todavia é preciso pedir com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é como a onda do mar, que o vento leva de um lado para outro. Quem é assim, não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois é indeciso e instável em tudo o que faz. Que o irmão pobre se orgulhe de sua alta dignidade, e o rico se orgulhe de perder sua posição social, porque o rico desaparecerá como a flor da erva. O sol se levanta, vem o calor e seca a erva, e lá se foi a beleza do seu viço! É assim que o rico vai perecer no meio dos seus negócios! (Tg 1,1-11)
Salmo ou Hino
Para mim, é bom sofrer, pois aprendo os teus estatutos. A lei da tua boca é um bem para mim. Senhor, eu sei que as tuas normas são justas, e que por fidelidade me fazes sofrer. Que o teu amor seja a minha consolação, conforme a tua promessa! Que a tua misericórdia venha até mim, e eu viverei, pois a tua vontade é a minha delícia. (Sl 119,67-68.71-72.75-77a)
Evangelho do dia
Foram então os fariseus e começaram a discutir com Jesus. E, para tentá-lo, pediam-lhe um sinal do céu. Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: «Por que essa geração pede um sinal? Eu garanto a vocês: a essa geração não será dado nenhum sinal.» E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem. (Mc 8,11-13)
Vivendo a Palavra
Jesus se recusa a fazer milagres para ‘provar’ aos fariseus – e também a nós, em todos os tempos e lugares – a sua autoridade divina. O Evangelho deixa bem claro que a fé é dom do Pai, rico em misericórdia, e é ela que produz milagres. O Mestre jamais realizou milagres para forçar a fé ou constranger a liberdade de alguém.
Oração Final
Pai Santo, eu não tenho para ofertar-Te aquela fé firme que sempre desejei; mas, Pai amado, eu Te ofereço a minha profunda vontade de acreditar em teu Amor. Eu creio, Senhor, mas ajuda a minha fé pequenina! Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.