meu dia em oração
Espere no Senhor! Fortaleça o coração e confie
O belo texto de Paulo ensina aos romanos que ninguém vive ou morre para si mesmo, mas, quer vivamos, quer morramos, nós pertencemos ao Senhor – razão para que não julguemos nem desprezemos o irmão. Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.
1ª Leitura
Porque nenhum de vocês vive para si mesmo, e ninguém morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. Cristo morreu e voltou à vida para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. Quanto a você, por que julga o seu irmão? E você, por que despreza o seu irmão? Todos nós devemos comparecer diante do tribunal de Deus. Porque a Escritura diz: «Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará glória a Deus.» Portanto, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. (Rm 14,7-12)
Salmo ou Hino
O Senhor é minha luz e salvação: de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida: frente a quem tremerei? Uma coisa peço ao Senhor, e só essa procuro: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para gozar a doçura do Senhor e contemplar o seu Templo. Espero ver a bondade do Senhor na terra dos vivos. Espere no Senhor! Fortaleça o coração e confie no Senhor! (Sl 27,1.4.13-14)
Evangelho do dia
Todos os cobradores de impostos e pecadores se aproximavam de Jesus para O escutar. Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: «Esse homem acolhe pecadores, e come com eles!» Então Jesus contou-lhes esta parábola: «Se um de vocês tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir atrás da ovelha que se perdeu, até encontrá-la? E quando a encontra, com muita alegria a coloca nos ombros. Chegando em casa, reúne amigos e vizinhos, para dizer: ‘Alegrem-se comigo! Eu encontrei a minha ovelha que estava perdida’. E Eu lhes declaro: assim, haverá no Céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. Se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, será que não acende uma lâmpada, varre a casa, e procura cuidadosamente, até encontrar a moeda? Quando a encontra, reúne amigas e vizinhas, para dizer: ‘Alegrem-se comigo! Eu encontrei a moeda que tinha perdido’. E Eu lhes declaro: os anjos de Deus sentem a mesma alegria por um só pecador que se converte.» (Lc 15,1-10)
Vivendo a Palavra
Nas chamadas ‘parábolas da misericórdia’ Jesus ensina a contabilidade nova, diferente da usada pelo mundo, aquela que ao final faz o balanço: procura o saldo entre débitos e créditos. No Reino do Pai, uma ovelha ou uma moeda, quando encontradas, trazem alegria maior do que as demais que permaneciam guardadas. Façamos da Lei do Amor o modelo para nossa economia de vida.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos capazes de conviver com o nosso próximo como um irmão, amando-o sem julgamentos e sem discriminações (que são as consequências naturais do julgamento). Queremos ser discípulos evangelizadores do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.