meu dia em oração
Espere em Deus, seja firme! Fortaleça seu coração e confie
Para a salvação, Paulo aconselha o trabalho constante. Deus é que desperta nosso desejo de caminhar. Portanto, como filhos do Pai Misericordioso, não murmuremos, mas nos apeguemos à Palavra da Vida, com alegria e unidos aos irmãos da comunidade.
1ª Leitura
Portanto, meus amados, obedecendo como sempre, não só como no tempo em que eu estava aí presente, mas muito mais agora que estou longe, continuem trabalhando com temor e tremor, para a salvação de vocês. De fato, é Deus que desperta em vocês a vontade e a ação, conforme a sua benevolência. Façam tudo sem murmurações e sem críticas, para serem inocentes e íntegros, como perfeitos filhos de Deus que vivem no meio de gente pecadora e corrompida, onde vocês brilham como astros no mundo, apegando-se firmemente à Palavra da vida. Desse modo, no Dia de Cristo, eu me orgulharei de não ter corrido ou me esforçado em vão. E mesmo que o meu sangue seja derramado sobre o sacrifício e sobre a oferta da fé que vocês têm, eu fico contente e me alegro com todos vocês. Assim, também vocês fiquem contentes e se alegrem comigo. (Fl 2,12-18)
Salmo ou Hino
O Senhor é minha luz e salvação: de quem terei medo? Ele é a fortaleza da minha vida. Uma coisa peço e só esta procuro: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para gozar a sua doçura e contemplar o seu templo. Espero ver a bondade do Senhor na terra dos vivos. Espere nele, seja firme! Fortaleça seu coração, e confie! (Sl 27,1.4.13-14)
Evangelho do dia
Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, Ele disse: «Se alguém vem a Mim, e não dá preferência mais a Mim que ao seu pai, à sua mãe, à mulher, aos filhos, aos irmãos, às irmãs, e até mesmo à sua própria vida, esse não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de Mim, não pode ser meu discípulo. De fato, se alguém de vocês quer construir uma torre, será que não vai primeiro sentar-se e calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, lançará o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso, começarão a caçoar, dizendo: ‘Esse homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ Ou ainda: Se um rei pretende sair para guerrear contra outro, será que não vai sentar-se primeiro e examinar bem, se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, envia mensageiros para negociar as condições de paz, enquanto o outro rei ainda está longe. Do mesmo modo, portanto, qualquer de vocês, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo.» (Lc 14,25-33)
Vivendo a Palavra
As leituras falam de coragem e perseverança. São virtudes que se originam na opção radical de vida pelo Reino de Deus e pelo seguimento do Cristo em seu caminho de cruz. Uma decisão firme, que exige renúncia aos encantos tentadores e enganosos do mundo e a aceitação do caminho às vezes áspero do discípulo missionário.
Oração Final
Pai Santo, que eu consiga ver meus pais, minha mulher, meus filhos, irmãos – e até a minha própria vida! – e amá-los a todos como dons de teu carinho, muito mais do que como objetos de minha propriedade. E que eu saiba dar-Te graças pela existência de todos eles como sinais de teu Amor paterno. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.