meu dia em oração
Escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes
A visão da sarça que ardia sem se consumir transformou a vida de Moisés, do seu povo e da humanidade. Ela nos deu a consciência de que onde quer que estejamos, pisamos em terreno santo e, por isso, devemos tirar as sandálias do orgulho e da vaidade.
Salmo ou Hino
Bendiga ao Senhor, ó minha alma, e todo o meu ser ao seu nome santo! Ele perdoa suas culpas, e cura os seus males. Ele redime da cova a sua vida, e a coroa de amor e compaixão. Ele faz justiça e defende os oprimidos. Revelou seus caminhos a Moisés, e suas façanhas aos filhos de Israel. O Senhor é compaixão e piedade; lento para a cólera e cheio de amor. (Sl 103,1-4.6-8a)
1ª Leitura
Moisés estava pastoreando o rebanho do seu sogro Jetro, sacerdote de Madiã. Levou as ovelhas além do deserto e chegou ao Horeb, a montanha de Deus. O anjo de Javé apareceu a Moisés numa chama de fogo do meio de uma sarça. Moisés prestou atenção: a sarça ardia no fogo, mas não se consumia. Então Moisés pensou: «Vou chegar mais perto e ver essa coisa estranha: por que será que a sarça não se consome?» Javé viu Moisés que se aproximava para olhar. E do meio da sarça Deus o chamou: «Moisés, Moisés!» Ele respondeu: «Aqui estou». Deus disse: «Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é um lugar sagrado». E continuou: «Eu sou o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó». Então Moisés cobriu o rosto, pois tinha medo de olhar para Deus. O clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e eu estou vendo a opressão com que os egípcios os atormentam. Por isso, vá. Eu envio você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel». Então Moisés disse a Deus: «Quem sou eu para ir até o Faraó e tirar os filhos de Israel lá do Egito?» Deus respondeu: «Eu estou com você, e este é o sinal de que eu o envio: quando você tirar o povo do Egito, vocês vão servir a Deus nesta montanha». (Ex 3,1-6.9-12)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus disse: «Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Meu Pai entregou tudo a mim. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.» (Mt 11,25-27)
Vivendo a Palavra
O Evangelho ensina que o patamar mais alto da sabedoria é a simplicidade. Cheios de bons propósitos, nós às vezes procuramos sofisticar nosso conhecimento e usamos palavras difíceis e ritos pomposos. Para seguir Jesus de Nazaré devemos ser pequeninos e simples. Assim, Ele nos revelará o seu Pai que também é o nosso Pai.
Oração Final
Pai Santo, nós raramente conseguimos compreender aquilo que é simples. Vivemos em um mundo que exige de nós saberes cada dia mais sofisticados. Dá-nos, Pai Amado, a coragem para nos mantermos despojados, humildes e simples, como despojado, humilde e simples foi Jesus de Nazaré, nosso Irmão Maior, o Cristo teu Filho que se fez humano e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.