meu dia em oração
Era proibido ensinar em nome de Jesus.
Vemos na primeira leitura a ação do Espírito Santo na Igreja, desde sua origem: através dos apóstolos (antes pescadores rudes e humildes, agora profetas ousados e sábios) e da comunidade nascente, o Espírito testemunha a presença do Reino de Deus.
Salmo ou Hino
Vou bendizer ao Senhor, seu louvor estará sempre em minha boca. Repitam comigo: o Senhor é grande! Provem e vejam como o Senhor é bom: feliz o homem que nele se abriga. Filhos, cheguem perto e escutem: vou ensinar o temor do Senhor. Ele cuida dos justos e ouve seus clamores. Resgata a vida de seus servos, e os que nele se abrigam não serão condenados. (Sl 34)
1ª Leitura
Levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote disse: «Nós tínhamos proibido expressamente ensinar em nome de Jesus e, no entanto, vocês encheram Jerusalém com a doutrina de vocês. E querem nos tornar responsáveis pela morte desse homem!» Então Pedro e os outros apóstolos responderam: «É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens. O Deus de nossos antepassados ressuscitou Jesus, que vocês mataram, suspendendo-o numa cruz. Mas Deus com a sua direita o exaltou, tornando-o Chefe supremo e Salvador, para dar ao povo a oportunidade de se arrepender e receber o perdão dos pecados. E nós somos testemunhas dessas coisas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem.» Enfurecidos por essas palavras, os conselheiros estavam decididos a matar os apóstolos. (At 5,27-33)
Evangelho do dia
O Evangelista medita sobre a missão e autoridade de Jesus: «Aquele que vem do alto, está acima de todos. Quem é da terra, pertence à terra e fala como terrestre. Aquele que vem do céu, dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. E quem aceita o seu testemunho, comprova que Deus é verdadeiro. De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o Espírito sem medida. O Pai ama o Filho, e entregou tudo em sua mão. Aquele que acredita no Filho, possui a vida eterna. Quem rejeita o Filho nunca verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele.» (Jo 3,31-36)
Vivendo a Palavra
Jesus declara que aquele que acredita no Filho (já) possui a vida eterna. Não se trata de promessa futura, mas realidade atual. Não é uma conquista nossa, nem envolve méritos pessoais, mas simplesmente trata-se de um ato de fé: a nossa abertura humilde e agradecida para acolher o Dom generoso do Pai.
Oração Final
Pai Santo, nosso desejo mais ardente é estar com Jesus, acompanhá-lo na estrada do teu Reino de Amor. Ajuda-nos a viver as lições que aprendemos dele: caminharmos com alegria e amor no coração, despojados de bagagens, de cuidados, e confiantes na tua Providência. Pelo mesmo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.