meu dia em oração
Entrega todo o seu ser à missão de anunciar o Reino
A profecia de Ezequiel contra o rei de Tiro está no contexto dos oráculos contra os vários povos que ameaçaram Israel: amonitas, edomitas, filisteus e sidônios. Mas todos eles serão derrotados, cada uma a seu tempo, pois são idólatras que pretendem ser deuses.
1ª Leitura
Recebi do Senhor a seguinte mensagem: «Criatura humana, diga ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor: O orgulho se apoderou do seu coração e você disse: ‘Eu sou um deus, sentado em trono divino, bem no coração do mar’. Mas você é apenas homem e não deus. Você acreditava que era igual aos deuses. Você, de fato, é mais sábio que Daniel, e nenhum mistério é obscuro para você. Com sua sabedoria e inteligência, você adquiriu riqueza e acumulou ouro e prata em seus tesouros. Sua esperteza no comércio é tão grande, que você multiplicou a sua fortuna e se elevou com a força da riqueza. Por isso, assim diz o Senhor: Você igualou seu coração ao coração de Deus. Pois bem! Vou trazer contra você os mais ferozes povos estrangeiros: eles desembainharão a espada contra a sua bela sabedoria e profanarão o seu esplendor; farão você descer à cova e você morrerá de morte violenta, bem no coração do mar. Será que você ousará dizer diante de seus matadores: ‘Sou um deus’? Mas você é apenas homem e não deus, entregue ao poder de quem o matará. Você terá a morte de um incircunciso na mão de estrangeiros, porque eu falei – oráculo do Senhor». (Ez 28,1-10)
Salmo ou Hino
Então pensei: «Vou reduzi-los a pó». Mas eu temi a má interpretação dos adversários. Eles diriam: «Nossa mão venceu, não foi o Senhor quem fez isso». Como pode um homem sozinho perseguir mil? O Senhor fará justiça a seu povo e terá piedade de seus servos. Ao ver que a mão deles vai fraquejando, sou eu que curo. Ninguém se livra da minha mão. (Dt 32,26-28.30.35b-36.39c)
Evangelho do dia
Jesus disse aos discípulos: «Eu garanto a vocês: um rico dificilmente entrará no Reino do Céu. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.» Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: «Então, quem pode ser salvo?» Jesus olhou para os discípulos, e disse: «Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível.» Então Pedro tomou a palavra, e disse: «Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que vamos receber?» Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: no mundo novo, quando o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, vocês, que me seguiram, também se sentarão em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais, e terá como herança a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos; e muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.» (Mt 19,23-30)
Vivendo a Palavra
Pedro tinha ainda muito caminho a percorrer: em sua mente havia contabilidade (créditos e débitos: nós deixamos tudo, o que vamos receber?) Jesus vive a gratuidade absoluta. Entrega todo o seu ser à missão de anunciar o Reino, cuidando dos irmãos sem preocupação de retornos, nem mesmo de reconhecimento. Por isto Ele é o nosso Caminho, Verdade e Vida.
Oração Final
Pai Santo, reveste as nossas relações existenciais com as características do Amor de Jesus. Assim, elas serão espontâneas como o nosso respirar; indiscriminadas, incluindo todos os companheiros; gratuitas e generosas, como o sol que nos aquece. Serão livres e libertadoras. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.