meu dia em oração
Entre tantos filhos da humanidade, nasce o Filho do Homem.
O livro do Gênesis mostra uma cena rica de significado: Jacó – que se tornou Israel –, abençoa o filho Judá, para que ele perpetue o nome de sua família e seja responsável por seus irmãos. Estava assim plantada a árvore que viria a produzir – quando fosse chegada a plenitude dos tempos – Jesus de Nazaré, o Filho de Maria, o Filho de Deus.
1ª Leitura
<Primeira Leitura>
Reúnam-se e escutem, filhos de Jacó, ouçam o seu pai Israel: Judá, seus irmãos o louvarão. Você colocará a mão sobre a nuca de seus inimigos, e diante de você os filhos de seu pai se prostrarão. Judá é um leãozinho. Você voltou da caçada, meu filho; agacha-se e deita-se como leão e como leoa: quem se atreve a desafiá-lo? O cetro não se afastará de Judá, nem o bastão de comando do meio de seus pés, até que o tributo lhe seja trazido e os povos lhe obedeçam. (Gn 49,2.8-10)
Salmo ou Hino
Ó Deus, confia o teu julgamento ao rei. Que ele governe teu povo com justiça e teus pobres conforme o direito. Que por ele orem e o bendigam o dia todo! Que seu nome permaneça, e sua fama dure como o sol: que ele seja a bênção para todos os povos, e todas as raças da terra o proclamem feliz! Seja bendito o Senhor, Deus de Israel, porque só Ele realiza maravilhas! Para sempre seja bendito o seu Nome Glorioso! Que toda a terra se encha da sua Glória! Amém! (Sl 72,1-4b.7-8.17)
Evangelho do dia
Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão foi o pai de Isaac; Isaac foi o pai de Jacó; Jacó foi o pai de Judá e de seus irmãos. Judá, com Tamar, foi o pai de Farés e Zara; Farés foi o pai de Esrom; Esrom foi o pai de Aram. Aram foi o pai de Aminadab; Aminadab foi o pai de Naasson; Naasson foi o pai de Salmon. Salmon, com Raab, foi o pai de Booz; Booz, com Rute, foi o pai de Jobed; Jobed foi o pai de Jessé; Jessé foi o pai de Davi. Davi, com aquela que foi mulher de Urias, foi o pai de Salomão. Salomão foi o pai de Roboão; Roboão foi o pai de Abias; Abias foi o pai de Asa. Asa foi o pai de Josafá; Josafá foi o pai de Jorão; Jorão foi o pai de Ozias. Ozias foi o pai de Joatão; Joatão foi o pai de Acaz; Acaz foi o pai de Ezequias. Ezequias foi o pai de Manassés; Manassés foi o pai de Amon; Amon foi o pai de Josias. Josias foi o pai de Jeconias e de seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias foi o pai de Salatiel; Salatiel foi o pai de Zorobabel. Zorobabel foi o pai de Abiud; Abiud foi o pai de Eliaquim; Eliaquim foi o pai de Azor. Azor foi o pai de Sadoc; Sadoc foi o pai de Aquim; Aquim foi o pai de Eliud. Eliud foi o pai de Eleazar; Eleazar foi o pai de Matã; Matã foi o pai de Jacó. Jacó foi o pai de José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Messias. Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia, catorze gerações; e do exílio na Babilônia até o Messias, catorze gerações. (Mt 1,1-17)
Vivendo a Palavra
Mateus inicia seu Evangelho levantando a genealogia de Jesus. De uma família comum, de um povo pequeno e pobre, entre tantos filhos da humanidade, nasce o Filho do Homem. Ele veio anunciar que o Reino do Pai já chegou e está dentro de nós. Esta é também a nossa missão – viver e testemunhar diante dos irmãos a Presença do Reino de Deus. Nele colocamos a nossa Fé, nossa vontade e nossa Esperança. Queremos ser discípulos evangelizadores do Messias de Nazaré!
Oração Final
Pai da Luz, Tu que és rico em Misericórdia e nos ofereceste como Irmão o teu Filho Unigênito, o inserindo em uma família tão parecida com estas em que vivemos hoje, nos ensina a honrar nossas raízes, reconhecendo, com gratidão, nosso lugar no maravilhoso processo da Vida, que nos transcende e que nos levará à plenitude do teu Reino de Amor. Mantém-nos reverentes e unidos aos nossos antepassados, dando por tudo graças a Ti, Senhor! Por Jesus Cristo, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.