meu dia em oração
Em Deus nós vivemos, nós nos movemos e existimos
No Areópago (uma praça em Atenas), Paulo produz um discurso de extrema importância. Convém dedicar a esse texto tempo e atenção suficientes para deixá-lo inscrito nas nossas mentes e corações. Seus ouvintes não estavam preparados para alimento tão substancial. Poucos aderiram…
1ª Leitura
Os que acompanhavam Paulo o conduziram até Atenas. Depois, voltaram com ordens para que Silas e Timóteo fossem encontrá-lo o mais depressa possível. De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: «Senhores de Atenas, em tudo eu vejo que vocês são extremamente religiosos. De fato, passando e observando os monumentos sagrados de vocês, encontrei também um altar com esta inscrição: ‘Ao Deus desconhecido’. Pois bem, esse Deus que vocês adoram sem conhecer, é exatamente Aquele que eu lhes anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe. Sendo Senhor do Céu e da terra, Ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é Ele que dá a todos Vida, respiração e tudo o mais. De um só homem, Ele fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação. Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se O descobririam, ainda que fosse às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós, pois nele vivemos, nele nos movemos e existimos, como alguns dentre os poetas de vocês disseram: ‘Somos da raça do próprio Deus’. Sendo, portanto, da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam, pois Ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com Justiça, por meio do Homem que designou e creditou diante de todos, ressuscitando-O dos mortos.» Quando ouviram falar de ressurreição dos mortos, alguns caçoavam e outros diziam: «Nós ouviremos você falar disso em outra ocasião.» A essa altura, Paulo saiu do meio deles. Alguns, porém, se uniram a ele e abraçaram a Fé. Entre esses estavam também Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e outros com eles. A seguir, Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. (At 17,15.22-18,1)
Salmo ou Hino
Aleluia! Louvem ao Senhor todos os Anjos, louvem a Ele seus exércitos! Reis da terra e povos todos, príncipes e juízes, jovens e também as donzelas, os velhos com as crianças! Louvem o Nome de Deus: o único Nome Sublime! A majestade dele está além da terra e do Céu e Ele reforça o vigor do seu povo! Louvor dos seus fiéis, seu povo. Aleluia! (Sl 148,1-2.11-14)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas agora vocês não seriam capazes de suportar. Quando vier o Espírito da Verdade, Ele encaminhará vocês para toda a Verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio Nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer. O Espírito da Verdade manifestará a minha Glória, porque Ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês. Tudo o que pertence ao Pai, é meu também. Por isso é que Eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.» (Jo 16,12-15)
Vivendo a Palavra
«Em Deus nós vivemos, n’Ele nos movemos e existimos!» Em Atenas, Paulo expressa aquela que talvez tenha sido a melhor, a mais sugestiva ideia que nos aproxima do Excelso e do Divino: estamos mergulhados em Deus, imersos no Amor Inefável do Pai Misericordioso – ainda que não acreditemos, não O sintamos, ou nem nos lembremos disso… Como naquela praça de Atenas, pelos tempos afora o Apóstolo continua sendo incompreendido.
Oração Final
Pai querido, mergulhados no teu Amor, nós recebemos de Ti a Vida e a Fé. Faze-nos agradecidos, Pai que tanto amamos, pelo teu Filho Unigênito que nos deste como Irmão – feito carne em Jesus de Nazaré. Inspira-nos para segui-Lo pelos caminhos da vida, ao lado dos que peregrinam de volta ao Lar Paterno. Pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.