meu dia em oração
Em Deus encontramos a coragem para anunciar o Evangelho
Paulo lembra aos tessalonicenses que o anúncio do Evangelho entre eles foi feito entre dores e perigos. Mas agradece a fidelidade dos que aceitaram a pregação e lhes declara amor paternal, cheio de carinho e cuidados para a preservação de sua fé.
1ª Leitura
Irmãos, vocês nos acolheram e bem sabem que não foi em vão. Apesar de maltratados e insultados em Filipos, como sabem, encontramos em nosso Deus a coragem de anunciar a vocês o Evangelho de Deus em meio a forte oposição. É que a nossa pregação não nasce do erro, nem de segundas intenções, nem de esperteza. Pelo contrário: Deus nos achou dignos de confiar-nos o Evangelho, e assim O pregamos, não para agradar aos homens, mas a Deus, que sonda os nossos corações. Como vocês sabem, nós nunca usamos de bajulações, nem fomos levados por motivos interesseiros: Deus é testemunha. Nem estávamos à procura de elogio dos homens, seja de vocês, seja de outros, embora, como apóstolos de Cristo, pudéssemos recorrer à nossa autoridade. Ao contrário, tratamos vocês com bondade, qual mãe aquecendo os filhos que amamenta. Queríamos tanto bem a vocês, que estávamos prontos a lhes dar não somente o Evangelho de Deus, mas até a nossa própria vida, de tanto que gostávamos de vocês. (1Ts 2,1-8)
Salmo ou Hino
Senhor, Tu me sondas e conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe penetras o meu pensamento. Examinas meu andar e deitar, meus caminhos são familiares a Ti. A palavra ainda não me chegou à língua, e Tu a conheces. Tu me envolves, sobre mim colocas tua mão. É um saber maravilhoso que me ultrapassa, alto demais: não posso atingi-lo! (Sl 139,1-6)
Evangelho do dia
Jesus continuou alertando: «Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês pagam o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês deveriam praticar isso, sem deixar aquilo. Guias cegos! Vocês coam um mosquito, mas engolem um camelo. Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês limpam o copo e o prato por fora, mas por dentro vocês estão cheios de desejos de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o copo por dentro, e assim o lado de fora também ficará limpo.» (Mt 23,23-26)
Vivendo a Palavra
A reiterada condenação de Jesus ao jeito de viver dos hipócritas (no texto, os fariseus e doutores da Lei) tem sua razão de ser: pelos séculos afora existem sempre os que mascaram sua omissão no cumprimento dos deveres essenciais da justiça e da fraternidade, seguindo as minúcias aparentes da Lei – sem dúvida necessárias, mas não suficientes. Jesus mostrou que o Espírito dos mandamentos é o Amor.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos um coração puro! Que sejamos acolhedores para todos os nossos irmãos do caminho, especialmente generosos e atentos às necessidades dos pobres e dos discriminados pela sociedade dos homens. Nós te pedimos por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.