meu dia em oração
Em Cristo, o que conta é a fé que age por meio do amor
Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres. O apóstolo Paulo pede aos gálatas que não voltem à escravidão, pois eles (e também nós!) foram libertados de uma vez para sempre pelo Cristo, o Filho de Deus encarnado, morto por nossos pecados e ressuscitado pelo Pai.
1ª Leitura
Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres. Portanto, sejam firmes e não se submetam de novo ao jugo da escravidão. Eu, Paulo, declaro: se vocês se fazem circuncidar, Cristo de nada adiantará para vocês. E a todo homem que se faz circuncidar, eu declaro: agora está obrigado a observar toda a Lei. Vocês que buscam a justiça na Lei se desligaram de Cristo e se separaram da graça. Nós, de fato, aguardamos no Espírito a esperança de nos tornarmos justos mediante a fé, porque, em Jesus Cristo, o que conta não é a circuncisão ou a não circuncisão, mas a fé que age por meio do amor. (Gl 5,1-6)
Salmo ou Hino
Senhor, que o teu amor venha com a salvação, conforme tua promessa! Não me tires da boca a palavra sincera. Cumprirei a tua vontade sem cessar, para sempre. Andarei por caminho largo, procurando os teus preceitos. Minhas delícias são os teus mandamentos, que eu amo tanto. Levanto para Ti as minhas mãos, recitando os teus estatutos. (Sl 119,41.43-45.47-48)
Evangelho do dia
Enquanto Jesus falava, um fariseu o convidou para jantar em sua casa. Jesus entrou, e se pôs à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tinha lavado as mãos antes da refeição. O Senhor disse ao fariseu: «Vocês, fariseus, limpam o copo e o prato por fora, mas o interior de vocês está cheio de roubo e maldade. Gente sem juízo! Aquele que fez o exterior, não fez também o interior? Antes, deem em esmola o que vocês possuem, e tudo ficará puro para vocês.» (Lc 11,37-41)
Vivendo a Palavra
Para nós, que nos dizemos seguidores de Jesus, religião é opção radical de vida e não um conjunto de regras impostas para salvar aparências. Vale o coração, o Amor espontâneo, indiscriminado, gratuito e libertador dedicado a todos os irmãos que seguem ao nosso lado em peregrinação por esta terra abençoada que nos cabe conservar, usufruir e partilhar.
Oração Final
Pai Santo, que a nossa oração não seja um rito vazio, fórmulas memorizadas, mas o sinal de nosso esforço para viver a Justiça e a Fraternidade junto com todos os que Tu puseste próximos a nós na caminhada por esta terra encantada. Queremos seguir a Jesus de Nazaré, o Cristo, teu Filho Unigênito que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.