meu dia em oração
Ele será chamado Emanuel: Deus está conosco
Preparando para celebrar o Natal de Jesus, lemos hoje uma profecia de Jeremias: «Vão chegar dias em que o Senhor fará nascer para Davi um broto justo, que reinará com sabedoria, praticando o Direito e a Justiça. Judá será salvo e Israel viverá em Paz.» Serão os tempos do Messias, o Ungido de Deus-Pai.
1ª Leitura
Vejam que vão chegar dias – oráculo do Senhor – em que Eu farei brotar para Davi um broto justo. Ele reinará como verdadeiro rei e será sábio, pondo em prática o direito e a justiça no país. Em seus dias, Judá estará a salvo e Israel viverá em paz; e a Ele darão o nome de «Senhor, nossa justiça». Vejam que vão chegar dias – oráculo do Senhor – em que não se dirá mais: «Viva o Senhor, que tirou os israelitas do Egito». Em lugar disso, dirão: «Viva o Senhor, que tirou a descendência de Israel do país do Norte e de todos os países para onde os havia expulsado, trazendo-os de novo para a sua terra». (Jr 23,5-8)
Salmo ou Hino
Ó Deus, confia o teu julgamento ao rei. Que ele governe teu povo com justiça. Que em seus dias floresça a paz. Porque Ele liberta o indigente. Ele tem compaixão do fraco, e salva a vida dos indigentes. Seja bendito o Senhor, o Deus de Israel, porque só Ele realiza maravilhas! Para sempre seja bendito o seu Nome! Que toda a terra se encha da sua glória! (Sl 72,1-2.7.12-13.18-19)
Evangelho do dia
A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: «José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.» Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: «Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um Filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco.» Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa. (Mt 1,18-24)
Vivendo a Palavra
Contemplamos reverentes, hoje, o silêncio de José. Nenhuma palavra, nenhum gesto de resistência ao projeto do Pai. Busquemos inspiração em José para a nossa vida, especialmente nos momentos em que os desígnios do Pai nos parecem incompreensíveis, até mesmo injustos… Boa razão para nós termos o santo e casto José como Patrono de nossa Igreja.
Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a cultivar e valorizar o silêncio. Mas que ele não seja um tempo de sonolência, de passividade, e sim um momento rico, atento e vigilante, de abertura do coração para que o teu Espírito nos infunda Amor e discernimento para a caminhada em teu Reino, junto com a humanidade e seguindo o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do mesmo Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.