meu dia em oração
Eis que nós deixamos tudo e te seguimos
Por isso, eu supliquei e a inteligência me foi dada. Invoquei, e o espírito da sabedoria veio até mim. Eu a preferi aos cetros e tronos e, em comparação com ela, considerei a riqueza como um nada. Não a comparei com a pedra mais preciosa, porque todo o ouro, ao lado dela, é como um punhado de areia. E, junto dela, a prata vale o mesmo que um punhado de barro. Amei a sabedoria mais do que a saúde e a beleza, e resolvi tê-la como luz, porque o brilho dela nunca se apaga. Com ela me vieram todos os bens, e em suas mãos existe riqueza incalculável. (Sb 7,7-11)
1ª Leitura
A palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto onde a alma e o espírito se encontram, e até onde as juntas e medulas se tocam; ela sonda os sentimentos e pensamentos mais íntimos. Não existe criatura que possa esconder-se de Deus; tudo fica nu e descoberto aos olhos dele; e a Ele devemos prestar contas. (Hb 4,12-13)
Salmo ou Hino
Ensina-nos a contar os nossos anos, para que tenhamos coração sensato! Volta-te, Senhor! Tem compaixão dos teus servos! Sacia-nos com o teu amor, e nossa vida será júbilo. Alegra-nos, pelos anos em que sofremos desgraças. Que os teus servos vejam tua obra, e seus filhos teu esplendor. Que a tua bondade venha sobre nós e confirme a obra de nossas mãos. (Sl 90,12-17)
Evangelho do dia
Quando Jesus saiu de novo a caminhar, um homem foi correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: «Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?» Jesus respondeu: «Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e ninguém mais. Você conhece os mandamentos: não mate; não cometa adultério; não roube; não levante falso testemunho; não engane; honre seu pai e sua mãe.» O homem afirmou: «Mestre, desde jovem tenho observado todas essas coisas.» Jesus olhou para ele com amor, e disse: «Falta só uma coisa para você fazer: vá, venda tudo, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha e me siga.» Quando ouviu isso, o homem ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque ele era muito rico. Jesus então olhou em volta e disse aos discípulos: «Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!» Os discípulos se admiraram com o que Jesus disse. Mas ele continuou: «Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus!» Os discípulos ficaram muito espantados quando ouviram isso, e perguntavam uns aos outros: «Então, quem pode ser salvo?» Jesus olhou para os discípulos e disse: «Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível.» Pedro começou a dizer a Jesus: «Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.» Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e da Boa Notícia, vai receber cem vezes mais. Agora, durante esta vida, vai receber casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, junto com perseguições. E, no mundo futuro, vai receber a vida eterna.» (Mc 10,17-30)
Vivendo a Palavra
Precisamos deixar tudo, mas que seja apenas ‘por causa do Cristo e da Boa Notícia’, e não fazendo contas para receber qualquer tipo de retribuição. Essa Boa Notícia é a chegada, em nós e entre nós, do Reino do Deus, embora ainda não em sua plenitude. E, por Amor, vamos partilhá-la gratuita e alegremente com os companheiros de caminhada.
Oração Final
Pai Santo, que generosidade, desapego, gratuidade e compaixão não sejam para nós apenas palavras bonitas que admiramos, mas diretrizes efetivas do relacionamento nosso com os companheiros de vida, seguindo os passos do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.