meu dia em oração
Eis aí o Cordeiro de Deus
Em um tempo em que se valorizava o culto, o rito e os ídolos, João, o apóstolo evangelista, ensinava aos discípulos de Jesus que os sinais de que somos nascidos de Deus – portanto, somos filhos de Deus – são a prática da Justiça e o Amor aos irmãos.
1ª Leitura
Filhinhos, que ninguém desencaminhe vocês. Quem pratica a justiça é justo, assim como Jesus é justo. Quem comete o pecado pertence ao Diabo, porque o Diabo é pecador desde o princípio. Foi para isto que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, porque leva dentro de si a semente de Deus: não pode pecar, porque nasceu de Deus. Desse modo, torna-se claro quais são os filhos de Deus e quais são os filhos do Diabo: todo aquele que não pratica a justiça, isto é, que não ama ao seu irmão, não é de Deus. (1Jo 3,7-10)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois ele fez maravilhas: sua direita e seu braço santo lhe deram a vitória. Lembrou-se do seu amor e fidelidade em favor da casa de Israel. Estronde o mar, o mundo e seus habitantes. Batam palmas os rios todos, e as montanhas diante do Senhor, pois ele vem para governar a terra. Ele governará com justiça e retidão. (Sl 98,1.3a.7-9)
Evangelho do dia
No dia seguinte, João aí estava de novo, com dois discípulos. Vendo Jesus que ia passando, apontou: «Eis aí o Cordeiro de Deus.» Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram a Jesus. Jesus virou-se para trás, e vendo que o seguiam, perguntou: «O que é que vocês estão procurando?» Eles disseram: «Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?» Jesus respondeu: «Venham, e vocês verão.» Então eles foram e viram onde Jesus morava. E começaram a viver com ele naquele mesmo dia. Eram mais ou menos quatro horas da tarde. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram a Jesus. Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão Simão, e lhe disse: «Nós encontramos o Messias (que quer dizer Cristo).» Então André apresentou Simão a Jesus. Jesus olhou bem para Simão e disse: «Você é Simão, o filho de João. Você vai se chamar Cefas (que quer dizer Pedra).» (Jo 1,35-42)
Vivendo a Palavra
João, o evangelista, lembra, com saudade e a precisão do detalhe – ‘eram quatro horas’ – o dia memorável em que recebeu o chamado de Jesus. E a sua pergunta inicial – ‘Rabi, onde moras?’ – levou-o a buscar pela vida afora a proximidade do Mestre. O apóstolo foi testemunha da morte na cruz e do Senhor ressuscitado.
Oração Final
Pai Santo, que desde o início nos falavas através da Natureza, dos seres humanos, da história e dos sinais dos tempos; e que te manifestaste no Verbo Encarnado, dá-nos ouvidos capazes de escutar teu convite e coração ousado para aceitá-lo, seguindo o Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.