meu dia em oração
E você, que me lê agora, quem diz que Eu sou?
Derramarei um espírito de graça sobre a casa de Davi e os moradores de Jerusalém, e eles olharão para mim. Quanto àquele que transpassaram, chorarão por Ele como se chora pelo filho único. Nesse dia, a lamentação de Jerusalém será grande. (Zc 12,10-11;13,1)
1ª Leitura
De fato, vocês todos são filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo, pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo. Não há mais diferença entre judeu e grego, entre escravo e livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo. E se vocês pertencem a Cristo, então vocês são de fato a descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa. (Gl 3,26-29)
Salmo ou Hino
Ó Deus, por Ti eu madrugo. Minha alma tem sede de Ti, minha carne Te deseja com ardor, como terra seca, esgotada e sem água. Sim, eu Te contemplava no santuário, vendo o teu poder e a tua glória. Teu amor vale mais do que a vida: meus lábios Te louvarão. Vou bendizer-Te por toda a minha vida, e ao teu nome levantar minhas mãos. Minha alma está ligada a Ti. (Sl 63,2-6.8-9)
Evangelho do dia
Certo dia, Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com Ele. Então Jesus perguntou: «Quem dizem as multidões que Eu sou?» Eles responderam: «Alguns dizem que Tu és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que Tu és algum dos antigos profetas que ressuscitou.» Jesus perguntou: «E vocês, quem dizem que Eu sou?» Pedro respondeu: «O Messias de Deus.» Então Jesus proibiu severamente que eles contassem isso a alguém. E acrescentou: «O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar no terceiro dia.» Depois Jesus disse a todos: «Se alguém quer Me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e Me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de Mim, esse a salvará. (Lc 9,18-24)
Vivendo a Palavra
Tomar a cada dia a minha cruz, significa confiar no Pai Misericordioso e assumir com alegria e gratidão a minha condição de vida, com as dificuldades a serem superadas e as possibilidades que devem ser reconhecidas, acolhidas, desenvolvidas e aproveitadas para fazer o Bem aos peregrinos que vão ao meu lado – tudo em nome de fiel seguidor do Caminho de Jesus de Nazaré.
Oração Final
Pai Santo, faze-me agradecido pela Vida que me ofereces e que a Fé transforme a minha existência num caminhar cheio de Esperança. Assim eu poderei espalhar pelo mundo o Amor ao próximo, à natureza, e a Ti, amado Pai, como testemunha do Cristo Jesus, teu Filho que se fez meu Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.