meu dia em oração
E se somos filhos, somos também herdeiros
A leitura de hoje, da Carta aos Romanos, é um texto central do pensamento de Paulo. Quando o Filho de Deus, o Cristo, se faz humano em Jesus de Nazaré, Ele se torna nosso irmão e, portanto, também nós somos adotados como filhos do Pai Misericordioso.
1ª Leitura
Portanto, irmãos, nós somos devedores, mas não dos instintos egoístas para vivermos de acordo com eles. Se vocês vivem segundo os instintos egoístas, vocês morrerão; mas se com a ajuda do Espírito fazem morrer as obras do corpo, vocês viverão. Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. E vocês não receberam um Espírito de escravos para recair no medo, mas receberam um Espírito de filhos adotivos, por meio do qual clamamos: Abba! Pai! O próprio Espírito assegura ao nosso espírito que somos filhos de Deus. E se somos filhos, somos também herdeiros: herdeiros de Deus, herdeiros junto com Cristo, uma vez que, tendo participado dos seus sofrimentos, também participaremos da sua glória. (Rm 8,12-17)
Salmo ou Hino
Deus se levanta: seus adversários fogem. Os justos ao contrário se alegram. Pai dos órfãos, protetor das viúvas, assim é Deus: dá aos marginalizados uma casa, liberta os cativos e os enriquece. Bendito seja o Senhor a cada dia! Deus leva nossas cargas, ele é o nosso salvador! Nosso Deus é um Deus que liberta, ao Senhor pertencem as portas da morte. (Sl 68,2.4.6-7ab.20-21)
Evangelho do dia
Jesus estava ensinando numa sinagoga em dia de sábado. Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. Vendo-a, Jesus dirigiu-se a ela, e disse: «Mulher, você está livre da sua doença.» Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus. O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E tomando a palavra, começou a dizer à multidão: «Há seis dias para trabalhar. Venham, então, nesses dias e sejam curados, e não em dia de sábado.» O Senhor lhe respondeu: «Hipócritas! Cada um de vocês não solta do curral o boi ou o jumento para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? Aqui está uma filha de Abraão que Satanás amarrou durante dezoito anos. Será que não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?» Essa resposta deixou confusos os inimigos de Jesus. E toda a multidão se alegrava com as maravilhas que Jesus fazia. (Lc 13,10-17)
Vivendo a Palavra
A multidão se alegrava ao ver as maravilhas que Jesus operava. Ele a libertava da escravidão imposta pelo Lei, quando a Lei era entendida em sua letra e não no seu espírito. Uma lição definitiva para nós, Igreja de Jesus, que queremos segui-lo: nem o sábado deve nos inibir de fazer o bem, libertar os irmãos e vivermos nós mesmos a nossa própria liberdade.
Oração Final
Pai Santo, que a nossa religião seja uma religação contigo, onde nos apresentamos transparentes e sem hipocrisia; seja a releitura permanente de tua Vontade de nos ver felizes; e seja a reopção diária por nossa conversão ao Caminho, à Verdade e à Vida – representados por Jesus, o Cristo teu Filho e nosso Irmão, que contigo vive, na unidade do Espírito Santo.
Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.