meu dia em oração
É preciso permanecer e caminhar unidos na fé e no Amor
O ‘descanso em Deus’ – a salvação trazida pelo Cristo – é oportunidade oferecida para todos. Nós recebemos a Boa Notícia e é nossa missão divulga-la! A Carta aos Hebreus lembra: para que a mensagem que nos foi dada seja eficaz, é preciso que todos permaneçamos e caminhemos unidos na fé e no Amor.
1ª Leitura
Por isso, tenhamos cuidado enquanto nos é oferecida a oportunidade para entrar no descanso de Deus. Não aconteça que alguém de vocês fique para trás! Nós também recebemos como eles uma boa notícia. Mas a mensagem que eles ouviram, de nada lhes adiantou, pois não permaneceram unidos na fé com aqueles que tinham ouvido. Nós, porque acreditamos, podemos entrar nesse descanso, conforme Deus disse: «Por isso, eu jurei na minha ira: jamais entrarão no meu descanso». Aqui se trata do descanso de Deus, depois que realizou as suas obras no princípio do mundo. Em algum lugar, a Escritura diz a respeito do sétimo dia: «E no sétimo dia Deus descansou de todas as suas obras». E, de novo, em nosso texto: «Jamais entrarão no meu descanso». Apressemo-nos, pois, para entrar nesse descanso, para que ninguém caia no mesmo tipo de desobediência. (Hb 4,1-5.11)
Salmo ou Hino
O que nós ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, nós o contaremos à geração futura: Que se levantem e contem a seus filhos, para que ponham em Deus a sua confiança, não se esqueçam dos feitos de Deus e observem os seus mandamentos. Para que não sejam como seus pais, uma geração rebelde, que não tem espírito fiel a Deus. (Sl 78,3.4c.6c-8)
Evangelho do dia
Alguns dias depois, Jesus entrou de novo na cidade de Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que Jesus estava em casa. E tanta gente se reuniu aí que já não havia lugar nem na frente da casa. E Jesus anunciava a palavra. Levaram então um paralítico, carregado por quatro homens. Mas eles não conseguiam chegar até Jesus, por causa da multidão. Então fizeram um buraco no teto, bem em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: «Filho, os seus pecados estão perdoados.» Ora, alguns doutores da Lei estavam aí sentados, e começaram a pensar: «Por que este homem fala assim? Ele está blasfemando! Ninguém pode perdoar pecados, porque só Deus tem poder para isso!» Jesus logo percebeu o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: «Por que vocês pensam assim? O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levante-se, pegue a sua cama e ande?’ Pois bem, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados, – disse Jesus ao paralítico – Eu ordeno a você: Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.» O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus dizendo: «Nunca vimos uma coisa assim!» (Mc 2,1-12)
Vivendo a Palavra
Jesus ensina aos discípulos que o perdão dos pecados era para o paralítico – e para todos nós! – mais importante do que a cura da enfermidade. Por isso lhe dá prioridade. Uma lição que precisamos aprender para partilhar com os companheiros peregrinos nesta terra, enquanto estamos a caminho do Reino definitivo do Amor.
Oração Final
Pai Santo, nós te agradecemos pelo perdão que nos concedes, trazido pelo teu Filho Unigênito. Faze-nos generosos para partilhar com os peregrinos desta vida o Dom desse teu Amor inefável e a esperança de que caminhamos em busca – mas já na certeza – do teu abraço misericordioso. Pelo mesmo Cristo Jesus, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.