meu dia em oração
É preciso nos manter unidos, vigilantes e agradecidos a Deus
No final do primeiro século, a espera pela volta de Cristo começava a cansar os fiéis. A carta aos hebreus mostra nova concepção teológica para consolar e abre os olhos para mostrar que a salvação já acontecia. O Cristo que veio é o autor e consumador da fé.
1ª Leitura
Desse modo, Ele é o mediador de uma nova aliança. Morrendo, nos livrou das faltas cometidas durante a primeira aliança, para que os chamados recebam a herança definitiva que foi prometida. De fato, Cristo não entrou num santuário feito por mãos humanas, figura do verdadeiro santuário; ele entrou no próprio céu, a fim de apresentar-Se agora diante de Deus em nosso favor. Ele não teve que Se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote que todos os anos entra no santuário com sangue que não é seu. Se assim fosse, Ele deveria ter sofrido muitas vezes desde a criação do mundo. Entretanto, Ele Se manifestou uma vez por todas no fim dos tempos, abolindo o pecado pelo sacrifício de Si mesmo. E dado que os homens morrem uma só vez e depois disso vem o julgamento, assim, também Cristo se ofereceu uma vez por todas, para tirar o pecado de muitos. Ele aparecerá uma segunda vez, sem nenhuma relação com o pecado, para aqueles que O esperam para a salvação. (Hb 9,15.24-28)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois Ele fez maravilhas. O Senhor fez conhecer sua vitória, revelou sua justiça. Lembrou-se do seu amor e fidelidade em favor da casa de Israel. Terra inteira, aclame a Deus e dê gritos de alegria! Toquem para Ele com a harpa e o som dos instrumentos. Com trombetas e o som da corneta, aclamem o Senhor! (Sl 98,1-6)
Evangelho do dia
Alguns doutores da Lei que tinham ido de Jerusalém, diziam: «Ele está possuído por Belzebu»; e também: «É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios.» Então Jesus chamou as pessoas e falou com parábolas: «Como é que Satanás pode expulsar Satanás? Se um reino se divide em grupos que lutam entre si, esse reino acabará se destruindo; se uma família se divide em grupos que brigam entre si, essa família não poderá durar. Portanto, se Satanás se levanta e se divide em grupos que lutam entre si, ele não poderá sobreviver, mas também será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar suas coisas, se antes não amarrar o homem forte. Só depois poderá roubar a sua casa. Eu garanto a vocês: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados como as blasfêmias que tiverem dito. Mas, quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, pois a culpa desse pecado dura para sempre.» Jesus falou isso porque estavam dizendo: «Ele está possuído por um espírito mau.» (Mc 3,22-30)
Vivendo a Palavra
Jesus nos fala sobre a casa dividida que não consegue sobreviver, para que revejamos a nossa convivência na Igreja. Será que nós formamos uma comunidade fraterna, como foi sonhada, ensinada pelo Mestre e, no início, esboçada pelos primeiros cristãos? Como anda o nosso processo de conversão?
Oração Final
Pai Santo, envia sobre nós o teu Espírito, faze-nos dóceis, receptivos, atentos e obedientes à sua inspiração. Que nos mantenhamos unidos, vigilantes, sempre agradecidos pelos dons que nos ofereces, especialmente a Vida, a Fé e a nossa Comunidade. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do mesmo Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.