meu dia em oração
«É melhor para vocês que eu vá embora…»
A Igreja de Jesus ia se firmando pela Palavra, acompanhada de sinais. Naturalmente, incomodava àqueles que tinham poder e estavam ameaçados. Lemos hoje a libertação de Paulo e Silas, presos em Filipos, com a conversão e o batismo do seu carcereiro.
Salmo ou Hino
Eu te agradeço, Senhor, de todo o meu coração. Eu me prostro em direção ao teu santuário, e agradeço ao teu nome, pois a tua promessa supera a tua fama. Quando eu gritei, tu me ouviste, e aumentaste a força em minha alma. Estendes o braço contra a ira do meu inimigo, e a tua direita me salva. O Senhor fará tudo por mim, pois o seu amor é para sempre! (Sl 138,1-3.7c-8)
1ª Leitura
A multidão se amotinou contra Paulo e Silas, e os magistrados rasgaram as vestes deles e mandaram açoitá-los com varas. Depois de os açoitar bastante, os lançaram na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. Ao receber essa ordem, o carcereiro os levou para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco. À meia noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus; os outros companheiros de prisão escutavam. De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram. O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se. Mas Paulo gritou: «Não faça isso! Nós estamos todos aqui.» Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. Conduzindo-os para fora, perguntou: «Senhores, que devo fazer para ser salvo?» Paulo e Silas responderam: «Acredite no Senhor Jesus, e serão salvos você e todos os da sua casa.» Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua casa. Na mesma hora da noite, o carcereiro os levou consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. A seguir, foi batizado junto com todos os seus. Depois, fez Paulo e Silas subir até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter crido em Deus. (At 16,22-34)
Evangelho do dia
Jesus continuou ensinando: «Eu não lhes disse tudo isso desde o começo, porque eu estava com vocês. Mas agora eu vou para aquele que me enviou. E ninguém de vocês pergunta para onde eu vou? Mas porque eu lhes disse essas coisas, a tristeza encheu o coração de vocês. Entretanto, eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá embora, porque, se eu não for, o Advogado não virá para vocês. Mas se eu for, eu o enviarei. Quando o Advogado vier, ele vai desmascarar o mundo, mostrando quem é pecador, quem é o Justo e quem é o condenado. Quem é pecador? Aqueles que não acreditaram em mim. Quem é o Justo? Sou eu. Mas vocês não me verão mais, porque eu vou para o Pai. Quem é o condenado? É o príncipe deste mundo, que já foi condenado.» (Jo 16,5-11)
Vivendo a Palavra
«É melhor para vocês que eu vá embora, porque, se eu não for, o Advogado não virá para vocês.» Por que teria dito Jesus que o Espírito seria melhor para nós do que Ele próprio? Porque é o Espírito que nos faz compreender o Mistério da Encarnação do Filho de Deus; Ele nos faz acreditar em Jesus de Nazaré e proclamá-lo aos irmãos.
Oração Final
Pai Santo, ilumina a nossa fé com o teu Espírito, para que, fieis a Jesus de Nazaré, nós caminhemos como irmãos da humanidade pelas estradas deste mundo, glorificando-te e dando graças pelos carismas que nos emprestas, muito especialmente pelo dom do próprio Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.