meu dia em oração
É grande a sua fé!
O povo vivia as dores do exílio, confirmando as previsões do Profeta sobre o castigo pela idolatria e pelo abandono da aliança com o Senhor.
1ª Leitura
Nesse tempo – oráculo de Javé – eu serei o Deus de todas as tribos de Israel, e elas serão o meu povo. Assim diz Javé: O povo que escapa da espada encontra graça no deserto! Israel caminha para o seu repouso. De longe, Javé lhe apareceu: Eu amei você com amor eterno; por isso, conservei o meu amor por você. Eu vou reconstruí-la, e você ficará construída, ó capital de Israel. Você há de sair novamente enfeitada e com pandeiros entre os grupos que dançam. De novo plantará vinhedos sobre as colinas da Samaria: e os que plantarem, eles mesmos colherão. Chegará o dia em que os guardas gritarão na montanha de Efraim: «De pé! Vamos a Sião visitar Javé, o nosso Deus». Porque assim diz Javé: Deem vivas por Jacó, aclamem a primeira das nações! Gritem, louvem e digam: «Javé salvou o seu povo, o resto de Israel!» (Jr 31,1-7)
Salmo ou Hino
«Aquele que espalhou Israel, vai ajuntá-lo de novo e vai guardá-lo como um pastor guarda o seu rebanho». Eles virão festejar na altura de Sião, afluirão para os bens do Senhor: trigo, vinho, azeite e crias de ovelhas e de gado. Então a jovem dançará com alegria, os velhos junto com os jovens. Mudarei o luto em alegria, vou consolá-los e torná-los felizes. (Jr 31,10-13)
Evangelho do dia
Jesus saiu daí, e foi para a região de Tiro e Sidônia. Nisso, uma mulher cananeia, que morava nessa região, gritou para Jesus: «Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim. Minha filha está sendo cruelmente atormentada por um demônio.» Mas Jesus nem lhe deu resposta. Então os discípulos se aproximaram e pediram: «Manda embora essa mulher, porque ela vem gritando atrás de nós.» Jesus respondeu: «Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel.» Mas a mulher, aproximando-se, ajoelhou-se diante de Jesus, e começou a implorar: «Senhor, ajuda-me.» Jesus lhe disse: «Não está certo tirar o pão dos filhos, e jogá-lo aos cachorrinhos.» A mulher disse: «Sim, Senhor, é verdade; mas também os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.» Diante disso, Jesus lhe disse: «Mulher, é grande a sua fé! Seja feito como você quer.» E desde esse momento a filha dela ficou curada. (Mt 15,21-28)
Vivendo a Palavra
Uma cura aparentemente como tantas outras, mas de repercussão importante: vendo a fé daquela mulher estrangeira, Jesus assume que o Reino do Céu que anunciava não se restringia ao Povo de Israel, mas abrangeria toda a humanidade. Iniciava assim a grande abertura das fronteiras da Igreja.
Oração Final
Pai Santo, mantém abertas as portas do nosso coração e da tua Igreja para acolher a todos os companheiros de caminhada, sem quaisquer discriminações ou privilégios, na plena consciência de que, sendo todos teus filhos, somos irmãos no Cristo Jesus, teu Ungido que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.