meu dia em oração
É grande a paz dos que amam a tua Lei: para eles não existe tropeço
O Eclesiástico fala sobre a sabedoria. Aponta o futuro glorioso de quem a procura, não se poupando, entretanto, de avisar que, a princípio, sua disciplina o conduzirá por caminhos difíceis e temíveis, até que tenha sido provado. Depois, a sua estrada será alegre e ele conhecerá seus segredos.
1ª Leitura
A sabedoria inspira a vida a seus filhos e acolhe os que a procuram. Quem tem amor a ela, ama a vida, e os que madrugam para procurá-la, ficarão cheios de alegria. Quem a possui, terá como herança a honra, e aonde quer que vá, o Senhor o abençoará. Aqueles que servem a ela prestam culto ao Santo, e o Senhor ama aqueles que a amam. Quem a escuta julga com justiça, e quem lhe dá atenção viverá tranquilo. Quem nela confia, a receberá como herança, e seus descendentes a conservarão como propriedade. Primeiro, ela o conduzirá por caminhos tortuosos, causando-lhe medo e tremor, e o atormentará com sua disciplina, até que o homem confie nela e ela o tenha provado com suas exigências. Depois, ela o reconduzirá pelo caminho reto, o alegrará e lhe manifestará os seus segredos. Se ele se desviar, ela o abandonará e o entregará ao sabor do próprio destino. Observe as circunstâncias, mas guarde-se do mal e não se envergonhe de si mesmo. Existe uma vergonha que conduz ao pecado, e existe uma vergonha que traz honra e graça. Não seja muito severo consigo mesmo, e não se envergonhe do seu erro. (Eclo 4,12-22)
Salmo ou Hino
É grande a paz dos que amam a tua Lei: para eles não existe tropeço. Eu aguardo a tua salvação, Senhor, e pratico os teus mandamentos. Observo os teus testemunhos: eu os amo intensamente. Que os meus lábios publiquem o louvor, pois Tu me ensinas os teus estatutos. Eu desejo a tua salvação, Senhor, e a tua vontade é a minha delícia. Que eu possa viver para Te louvar, e tuas normas me auxiliem. (Sl 119,165-168.171.174-175)
Evangelho do dia
João disse a Jesus: «Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lhe proibimos, porque ele não nos segue.» Jesus disse: «Não lhe proíbam, pois ninguém faz um milagre em meu nome e depois pode falar mal de Mim. Quem não está contra nós, está a nosso favor. Eu garanto a vocês: quem der para vocês um copo de água porque vocês são de Cristo, não ficará sem receber sua recompensa.» (Mc 9,38-40)
Vivendo a Palavra
A Igreja de Jesus não é um grupo fechado e nem exclui pessoas. Nela nós somos todos irmãos. Em boa hora nosso Papa Francisco sonha com uma Igreja ‘em saída’, à procura dos irmãos que se encontram afastados. Na verdade, uma mensagem de sabedoria como a do Eclesiástico lida hoje, não pode ser negada a nenhum ser humano.
Oração Final
Pai Santo, livra-nos do comodismo. Dá-nos a sabedoria e o entusiasmo dos discípulos fundadores, para que vejamos, nas portas de nossa Igreja, lugares de saída, às vezes penosa, em busca de irmãos afastados, e não entradas para uma estéril convivência entre amigos. Queremos seguir o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.