meu dia em oração
É de dentro do coração que saem as más intenções.
Agora, Israel, ouça os estatutos e normas que eu hoje lhes ensino a praticar. Não acrescentem nada ao que eu lhes ordeno, nem retirem coisa nenhuma. Observem os mandamentos de seu Deus do modo como eu lhes ordeno. (Dt 4,1-2.6-8)
1ª Leitura
Qualquer dom precioso e qualquer dádiva perfeita vêm do alto, desce do Pai das luzes, no qual não há fases ou períodos de mudança. Por sua própria iniciativa, ele nos gerou por meio da Palavra da verdade, para que nos tornássemos as primeiras dentre as suas criaturas. Por isso, recebam com docilidade a Palavra que lhes foi plantada no coração e que pode salvá-los. Sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes, iludindo a si mesmos. Religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição, e manter-se livre da corrupção do mundo. (Tg 1,17-18.21b-22.27)
Salmo ou Hino
Senhor, quem pode hospedar-se em tua tenda? Quem pratica a justiça, quem fala sinceramente o que pensa e não usa a língua para caluniar; quem não prejudica seu próximo, e não difama seu vizinho; quem despreza o injusto, e honra os que temem ao Senhor; quem não empresta dinheiro com juros, nem aceita suborno. Quem age assim, jamais será abalado! (Sl 15,1a.2-5)
Evangelho do dia
Os fariseus e alguns doutores da Lei foram de Jerusalém e se reuniram em volta de Jesus. Eles viram então que alguns discípulos comiam pão com mãos impuras, isto é, sem lavar as mãos. Os fariseus, assim como todos os judeus, seguem a tradição que receberam dos antigos: só comem depois de lavar bem as mãos. Quando chegam da praça pública, eles se lavam antes de comer. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os doutores da Lei perguntaram então a Jesus: «Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, pois comem pão sem lavar as mãos?» Jesus respondeu: «Isaías profetizou bem sobre vocês, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o coração deles está longe de mim. Não adianta nada eles me prestarem culto, porque ensinam preceitos humanos’. Vocês abandonam o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.» Em seguida, Jesus chamou de novo a multidão para perto dele e disse: «Escutem todos e compreendam: o que vem de fora e entra numa pessoa, não a torna impura; as coisas que saem de dentro da pessoa é que a tornam impura. Pois é de dentro do coração das pessoas que saem as más intenções, como a imoralidade, roubos, crimes, adultérios, ambições sem limite, maldades, malícia, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas essas coisas más saem de dentro da pessoa, e são elas que a tornam impura.» (Mc 7,1-8.14-15.21-23)
Vivendo a Palavra
Tiago é claro em sua carta: “Religião pura é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição, e manter-se livre da corrupção do mundo.” São ações que nascem dentro de nós e não preceitos externos aos quais somos obrigados a seguir para salvar aparências. Sigamos a lei do Amor, gravada em nosso coração.
Oração Final
Pai Santo, que toda a nossa vida seja uma oração – encontro consciente contigo que, como sabemos, estás sempre presente em nós e entre nós. Que nossa prece jamais seja um amontoado de fórmulas memorizadas e gestos vazios para parecermos melhores do que somos. Inspira-nos na oração, Pai querido, pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina em unidade com o Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.