meu dia em oração
Domingo da Divina Misericórdia: A paz esteja com vocês
Muitos sinais e prodígios eram realizados entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E todos os fiéis se reuniam em grupo no Pórtico de Salomão. Os outros não se atreviam a juntar-se a eles, mas o povo os elogiava muito. Uma multidão cada vez maior de homens e mulheres aderia ao Senhor, pela fé. Chegaram ao ponto de transportar doentes para as praças, em esteiras e camas, para que Pedro, ao passar, pelo menos a sua sombra cobrisse alguns deles. A multidão vinha até das cidades vizinhas de Jerusalém, trazendo doentes e pessoas tomadas por espíritos maus. E todos eram curados. (At 5,12-16)
1ª Leitura
Eu, João, irmão e companheiro de vocês neste tempo de tribulação, na realeza e na perseverança em Jesus, eu estava exilado na ilha de Patmos, por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus. No dia do Senhor, o Espírito tomou conta de mim. E atrás de mim ouvi uma voz forte como trombeta, que dizia: «Escreva num livro tudo o que você está vendo. Depois mande para as sete igrejas.» Virei-me para ver a voz que me falava. E vi sete candelabros de ouro. No meio dos candelabros estava Alguém: parecia um Filho de Homem, vestido de longa túnica; no peito, um cinto de ouro; Quando O vi, caí como morto a seus pés. Ele colocou a mão direita sobre mim e me encorajou: «Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último. Sou o Vivente. Estive morto, mas estou vivo para sempre. Tenho as chaves da morte e da morada dos mortos. Escreva o que você viu: tanto as coisas presentes como as que devem acontecer depois delas.» (Ap 1,9-11a.12-13.17-19)
Salmo ou Hino
Agradeçam ao Senhor, porque o seu Amor é para sempre! Os que temem ao Senhor repitam: o seu Amor é para sempre! A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a Pedra Angular. Este é o dia em que o Senhor agiu: exultemos e alegremo-nos com Ele. Senhor, dá-nos a salvação! Bendito o que vem em nome do Senhor! Desde a Casa do Senhor nós abençoamos vocês. (Sl 118,1-4.22-27a)
Evangelho do dia
Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: «A paz esteja com vocês.» Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor. Jesus disse de novo para eles: «A paz esteja com vocês. Assim como o Pai Me enviou, Eu também envio vocês.» Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: «Recebam o Espírito Santo. Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.» Tomé, chamado Gêmeo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos disseram para ele: «Nós vimos o Senhor.» Tomé disse: «Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei.» Uma semana depois, os discípulos estavam reunidos de novo. Dessa vez, Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: «A paz esteja com vocês.» Depois disse a Tomé: «Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé.» Tomé respondeu a Jesus: «Meu Senhor e meu Deus!» Jesus disse: «Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditaram sem ter visto.» Jesus realizou diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes sinais foram escritos para que vocês acreditem que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, acreditando, vocês tenham a Vida em seu Nome. (Jo 20,19-31)
Vivendo a Palavra
Aquele sopro de Jesus Ressuscitado sobre os Apóstolos chega até nós e nos inunda do Espírito Santo. A partir dele também nós somos mensageiros da Luz, do Amor e da Paz – a verdadeira Paz do Cristo – que devem ser proclamados a todos os peregrinos que caminham conosco nesta terra encantada que o Pai nos empresta para que seja cuidada, desfrutada e partilhada.
Oração Final
Pai Santo, cheios de orgulho, nós teimamos em tentar compreender o mistério da Ressurreição de Jesus. Perdoa-nos, amado Pai, faze-nos humildes, ajuda a nossa fé pequenina, e conserva a nossa ingenuidade de simples crianças do teu Reino de Amor. Só assim poderemos viver e testemunhar a tua Presença Amorosa na nossa história. Pelo mesmo Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.