meu dia em oração
Do Senhor vêm a Graça e a Redenção em abundância
A leitura do dia é um texto de Paulo aos gálatas, em que o Apóstolo lembra a sua origem – ele era um fariseu firme e zeloso pelas tradições do Templo – e confessa sua conversão: o Cristo, que agora anuncia, é Jesus de Nazaré, que antes perseguia, mas se manifestou a ele como quem continuava sofrendo na pessoa dos cristãos.
1ª Leitura
Certamente vocês ouviram falar do que eu fazia quando estava no judaísmo. Sabem como eu perseguia com violência a Igreja de Deus e fazia de tudo para arrasá-la. Eu superava no judaísmo a maior parte dos compatriotas da minha idade, e procurava seguir com todo o zelo as tradições dos meus antepassados. Deus, porém, me escolheu antes de eu nascer e me chamou por sua Graça. Quando Ele resolveu revelar em mim o seu Filho, para que eu O anunciasse entre os pagãos, não consultei a ninguém, nem subi a Jerusalém para me encontrar com aqueles que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, fui para a Arábia, e depois voltei para Damasco. Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Pedro, e fiquei com ele quinze dias. Entretanto, não vi nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. Deus é testemunha: o que estou escrevendo a vocês não é mentira. Depois fui para as regiões da Síria e da Cilícia, de modo que as igrejas de Cristo na Judeia não me conheciam pessoalmente. Elas apenas ouviam dizer: «Aquele que nos perseguia, agora está anunciando a fé que antes procurava destruir.» E louvavam a Deus por minha causa. (Gl 1,13-24)
Salmo ou Hino
Das profundezas eu clamo a Ti: Senhor, ouve o meu grito! Que teus ouvidos estejam atentos ao meu pedido por graça! Senhor, se levas em conta as culpas, quem poderá resistir? Mas de Ti vem o perdão, e assim infundes respeito. Aguarde Israel ao Senhor, pois dele vêm a graça e a redenção em abundância. Ele vai redimir Israel das suas culpas. (Sl 130,1-3.13-15.24b)
Evangelho do dia
Enquanto caminhavam, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e ficou escutando a sua Palavra. Marta estava ocupada com muitos afazeres. Aproximou-se e falou: «Senhor, não Te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela venha ajudar-me!» O Senhor, porém, respondeu: «Marta, Marta! Você se preocupa e anda agitada com muitas coisas; porém, uma só coisa é necessária, Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada.» (Lc 10,38-42)
Vivendo a Palavra
Jesus se refere às opções que fazemos. Elas devem ser claras, oportunas e corajosas. Naquela hora, o melhor e o correto, seria ouvir o Mestre, como Maria, e não se ocupar em outras tarefas. Jesus de Nazaré estava angustiado, pois ia para Jerusalém, e conhecia as ameaças que a Cidade Lhe oferecia. E nós: procuramos estar no lugar certo, no momento oportuno, realizando a tarefa correta?
Oração Final
Pai querido e adorado, dá a tua Igreja discernimento e ousadia para fazer-se atuante nos diversos ambientes em que vivemos, testemunhando neles o teu Amor infinito a todos os teus filhos e a certeza de tua Presença Misericordiosa de Pai que tem entranhas maternas nos nossos corações. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.