meu dia em oração
Divina Misericórdia – “Felizes os que acreditaram sem ter visto”
A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava propriedade particular as coisas que possuía. Tudo era posto em comum entre eles. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da Ressurreição do Senhor Jesus. E todos eles gozavam de grande aceitação. Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas, vendiam, traziam o dinheiro e colocavam aos pés dos apóstolos; depois, ele era distribuído a cada um, conforme sua necessidade. (At 4,32-35)
1ª Leitura
Quem acredita que Jesus é o Messias, nasceu de Deus; e quem ama Aquele que gerou, ama também Aquele que por Ele foi gerado. Nisto reconhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e cumprimos os seus Mandamentos. Porque amar a Deus significa observar os seus Mandamentos. E os seus Mandamentos não são pesados, porque todo aquele que nasceu de Deus venceu o mundo. E esta é a Vitória que venceu o mundo: a nossa Fé. De fato, quem pode vencer o mundo, senão aquele que acredita que Jesus é o Filho de Deus? Este é Aquele que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Ele não veio apenas pela água, mas pela água e pelo sangue.) E é o Espírito quem dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. (1Jo 5,1-6)
Salmo ou Hino
Agradeçam ao Senhor, porque Ele é Bom! O seu Amor é para sempre! A Direita dele é poderosa!» Eu viverei para contar as obras do Senhor. Ele me castigou, mas não me entregou à morte! A Pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a Pedra Angular. Isso vem do Senhor e é maravilha aos nossos olhos. Este é o dia em que o Senhor agiu: exultemos! (Sl 118,1-4.16-18.22-24)
Evangelho do dia
Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: «A Paz esteja com vocês.» Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor. Jesus disse de novo para eles: «A Paz esteja com vocês. Assim como o Pai Me enviou, Eu também envio vocês.» Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: «Recebam o Espírito Santo. Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.» Tomé, chamado Gêmeo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos disseram para ele: «Nós vimos o Senhor.» Tomé disse: «Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei.» Uma semana depois, os discípulos estavam reunidos de novo. Dessa vez, Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: «A Paz esteja com vocês.» Depois disse a Tomé: «Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha Fé.» Tomé respondeu a Jesus: «Meu Senhor e meu Deus!» Jesus disse: «Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditaram sem ter visto.» Jesus realizou diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes sinais foram escritos para que vocês acreditem que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, acreditando, vocês tenham a Vida em seu Nome. (Jo 20,19-31)
Vivendo a Palavra
Quando Jesus afirma: «Felizes os que acreditaram sem ter visto», nosso Irmão Maior coloca a felicidade à disposição e ao alcance de todos: basta acreditar. Entretanto, devemos compreender que ‘acreditar’ – ou, o mesmo que ter Fé – não se resume em fazer declarações públicas, mas em assumir a opção radical de vida pelo Caminho de Jesus e segui-Lo estrada afora, levando junto a nós, pelo nosso testemunho existencial, toda a família de Deus – a humanidade.
Oração Final
Pai que tanto amamos, salva-nos, Senhor nosso Deus! Tantas vezes temos repetido, como Tomé: – ‘Meu Senhor e meu Deus!’ – que corremos o risco de nos acostumar, perdendo o encantamento, a noção do sublime e do inefável. Mantém-nos, Pai querido, com o entusiasmo do primeiro Amor, a sedução pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e hoje, Ressuscitado, reina contigo na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.