meu dia em oração
Diga ao Senhor: “Meu refúgio, meu Deus, eu confio em Ti!”
O Gênesis relata o sonho de Jacó. O lugar onde ele estava era a Porta do Céu – ali se assentava a base da escada de acesso – e toda essa terra lhe seria dada como herança eterna. É importante refletir sobre este texto, pois ele explica o valor fundamental que é atribuído à Terra Santa na fé do povo de Jesus.
1ª Leitura
Jacó deixou Bersabeia e partiu para Harã. Chegou a certo lugar e resolveu passar a noite aí, porque o sol já se havia posto. Jacó pegou uma pedra do lugar, colocou-a sob a cabeça, e dormiu. Teve então um sonho: Uma escada se erguia da terra e chegava até o Céu, e Anjos de Deus subiam e desciam por ela. O Senhor estava de pé, no alto da escada, e disse a Jacó: «Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaac. A terra sobre a qual você dormiu, Eu a entrego a você e à sua descendência. Sua descendência se tornará numerosa como a poeira do chão, e você ocupará o Oriente e o Ocidente, o Norte e o Sul. E todas as nações da terra serão abençoadas por meio de você e da sua descendência. Eu estou com você e o protegerei em qualquer lugar aonde você for. Depois Eu o farei voltar a esta terra, pois nunca o abandonarei, até cumprir o que prometi». Ao despertar, Jacó disse: «De fato, o Senhor está neste Lugar e eu não sabia disso». Ficou com medo, e disse: «Este Lugar é terrível. Não é nada menos que a Casa de Deus e a Porta do Céu». Levantou-se de madrugada, pegou a pedra que lhe havia servido de travesseiro, ergueu-a como estela e derramou óleo por cima. E chamou esse lugar de Betel. Mas antes a cidade se chamava Luza. Jacó fez, então, este voto: «Se Deus estiver comigo e me proteger no caminho por onde eu for, se me der pão para comer e roupas para vestir, se eu voltar são e salvo para a casa do meu pai, então o Senhor será o meu Deus. E esta pedra que ergui como estela será uma casa de Deus, e eu te darei a décima parte de tudo o que me deres». (Gn 28,10-22a)
Salmo ou Hino
Você que habita ao amparo do Altíssimo, diga ao Senhor: «Meu refúgio, meu Deus, eu confio em Ti!» Ele livrará você do laço do caçador. Ele o cobrirá com suas penas. O braço dele é escudo. «Eu o livrarei, porque a Mim se apegou. Eu o protegerei, pois conhece o meu Nome. Ele me invocará, e eu responderei. Na angústia estarei com ele. Eu o glorificarei.» (Sl 91,1-4.14-15)
Evangelho do dia
Naquela ocasião, enquanto Jesus ensinava a seus discípulos, um chefe se aproximou, ajoelhou-se diante de Jesus, e disse: «Minha filha acaba de morrer; mas vem, põe tua Mão sobre ela, e ela viverá.» Jesus levantou-Se e o seguiu, junto com seus discípulos. Nesse momento, chegou uma mulher que fazia doze anos vinha sofrendo de hemorragia. Ela foi por trás, e tocou a barra da roupa de Jesus, porque pensava: «Ainda que eu toque só na roupa dele, ficarei curada.» Jesus virou-Se, e, ao vê-la, disse: «Coragem, filha! Sua Fé curou você.» E, desde esse momento, a mulher ficou curada. Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e uma multidão fazendo barulho. Então disse: «Retirem-se, porque a menina não morreu. Ela está apenas dormindo.» As pessoas começaram a caçoar dele. Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou e tomou a menina pela mão. Então a menina se levantou. E essa notícia espalhou-se por toda aquela região. (Mt 9,18-26)
Vivendo a Palavra
A mulher curada da hemorragia e a menina que ‘acorda’ são sinais da libertação que Jesus veio anunciar. Sinais que hoje devem ser dados pela Igreja que Ele deixou como continuadora de sua Presença Misericordiosa nesta terra cheia de encantos. Até que ponto a nossa missão evangelizadora liberta e cura os homens e mulheres do nosso tempo?
Oração Final
Pai que nos fizeste por Amor, nós somos teus e a tua Misericórdia nos envolve! Que nós saibamos acolher teu Carinho, cheios de gratidão, e O transmitir aos companheiros de jornada, sendo para eles atenciosos sinais de libertação e de cura. Que as nossas celebrações, Pai muito amado, sejam fonte de Vida – Vida plena! – não apenas ritos formais, repetitivos e vazios. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.