meu dia em oração
Dia dos santos Simão e Judas Tadeu: sejamos todos evangelizadores
Na carta aos efésios, o apóstolo Paulo mostra que para ser parte do povo de Deus não é preciso ser descendente de alguma das doze tribos de Israel. Todos os povos são agora aceitos como pedras na construção da Igreja de que Jesus é o fundamento e a pedra principal.
1ª Leitura
Vocês, portanto, já não são estrangeiros nem hóspedes, mas concidadãos do povo de Deus e membros da família de Deus. Vocês pertencem ao edifício que tem como alicerce os apóstolos e profetas; e o próprio Jesus Cristo é a pedra principal dessa construção. Em Cristo, toda construção se ergue, bem ajustada, para formar um templo santo no Senhor. Em Cristo, vocês também são integrados nessa construção, para se tornarem morada de Deus, por meio do Espírito. (Ef 2,19-22)
Salmo ou Hino
O céu manifesta a glória de Deus, e o firmamento proclama a obra de suas mãos. O dia passa a mensagem para outro dia, a noite a sussurra para a outra noite. Sem fala e sem palavras, sem que a sua voz seja ouvida, a toda a terra chega o seu eco, aos confins do mundo a sua linguagem. Aí Ele pôs uma tenda para o sol, (Sl 19A,2-5)
Evangelho do dia
Nesses dias, Jesus foi para a montanha a fim de rezar. E passou toda a noite em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem também deu o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. Jesus desceu da montanha com os doze apóstolos, e parou num lugar plano. Estava aí numerosa multidão de seus discípulos com muita gente do povo de toda a Judeia, de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia. Foram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus, foram curados. Toda a multidão procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos. (Lc 6,12-19)
Vivendo a Palavra
Aos nomes de Simão e Judas Tadeu – de quem hoje celebramos a memória – o Senhor deseja acrescentar o nosso próprio nome, pois Ele quer que também nós sejamos discípulos evangelizadores, apóstolos do século 21, fontes de luz, esperança e alegria para os irmãos, que a sociedade consumista tenta enganar com suas propostas sedutoras.
Oração Final
Pai Santo, aceita-nos como discípulos de tua Igreja. Ajuda-nos a testemunhar com uma existência cheia de esperança, mesmo a despeito das dificuldades deste mundo, que já sentimos e vivemos os sinais do teu Reino de Amor anunciado e trazido pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.