meu dia em oração
Dia de Santo Agostinho – Pai, queremos proclamar a sua Verdade
No ano 391 os cristãos de Hipona proclamaram Agostinho sacerdote. Cinco anos depois, fizeram-no bispo – que era um título para o serviço e não para receber honrarias. Agostinho foi inspirador da vida religiosa, pastor, defensor da Fé e da Verdade. Pregou e escreveu, com clareza e elegância, textos que condensam o pensamento do seu tempo.
1ª Leitura
De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para anunciar o Evangelho, sem recorrer à sabedoria da linguagem humana, a fim de que não se torne inútil a cruz de Cristo. Pois a linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem. Mas, para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus. Pois diz a Escritura: «Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes.» Onde está o sábio? Onde está o homem culto? Onde está o argumentador deste mundo? Por acaso, Deus não tornou louca a sabedoria deste mundo? De fato, quando Deus mostrou a sua sabedoria, o mundo não reconheceu a Deus através da sabedoria. Por isso através da loucura que pregamos, Deus quis salvar os que acreditam. Os judeus pedem sinais e os gregos procuram a sabedoria; nós, porém, anunciamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Mas, para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, Ele é o Messias, poder de Deus e sabedoria de Deus. A loucura de Deus é mais sábia do que os homens e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. (1Cor 1,17-25)
Salmo ou Hino
Exultem no Senhor, ó justos! Aos retos convém o louvor. Celebrem a Ele com cítara, toquem para Ele a harpa de dez cordas. Pois a Palavra do Senhor é reta, e sua obra toda é Verdade. Ele ama a Justiça e o Direito, e o Amor do Senhor enche a terra. O Plano do Senhor permanece para sempre e os Projetos do seu Coração permanecem de geração em geração. (Sl 33,1-2.4-5.10ab-11)
Evangelho do dia
Então, Jesus continuou ensinando: «Naquele dia, o Reino do Céu será como dez virgens que pegaram suas lâmpadas de óleo, e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas não tinham juízo, e as outras cinco eram prudentes. Aquelas sem juízo pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As prudentes, porém, levaram vasilhas com óleo, junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormiram. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Saiam ao seu encontro’. Então as dez virgens se levantaram, e prepararam as lâmpadas. Aquelas que eram sem juízo disseram às prudentes: ‘Deem um pouco de óleo para nós, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As prudentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode faltar para nós e para vocês. É melhor vocês irem aos vendedores e comprar’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras virgens, e disseram: ‘Senhor, Senhor, abre a porta para nós’. Ele, porém, respondeu: ‘Eu garanto a vocês que não as conheço’. Portanto, fiquem vigiando, pois vocês não sabem qual será o dia, nem a hora.» (Mt 25,1-13)
Vivendo a Palavra
Estamos todos a caminho para a festa do nosso Grande Encontro com o Pai. O Evangelho nos faz pensar sobre o nosso comportamento: será que trazemos o azeite necessário para alimentar as nossas lâmpadas? Como está a bagagem que carregamos? Vivemos a Fraternidade? A Misericórdia? Somos como as virgens prudentes, ou como aquelas outras, sem juízo, que não se prepararam para o Encontro?
Oração Final
Pai querido, dá-nos sabedoria e coragem para seguir o Caminho do Cristo, a tua Palavra Encarnada. Assim, a nossa existência neste planeta cheio de beleza que nos emprestas, enquanto esperamos o nosso Encontro no teu Reino de Amor, será plena de Paz e Alegria – e não de temores e escrúpulos. Queremos seguir nesta vida o Caminho e os passos de Jesus de Nazaré, em quem o teu Filho Unigênito se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.